Religião em Portugal

Religião em Portugal
Análise Sociológica
Categoria: 
ISBN: 
978-972-671-573-3
Idioma: 
Português
Data de publicação: 
2020/Abr
Dimensão: 
23x15
Nº Páginas: 
390
Coleção: 
Colecção Geral
Formato: 
Capa Mole
25,00 €22,50 €

Encontramos neste livro uma viagem à sociologia da religião em Portugal – identificando instituições, nomeando protagonistas e rememorando tradições de investigação. Mas encontramos também uma proposta de iniciação à prática da sociologia da religião, na revisão de alguns conceitos fundamentais, no exercício de análise social do campo religioso português e na modelização das formas de religiosidade individual. Na via de caracterização de uma comunidade científica, descobre-se um retrato da sociedade portuguesa.

Alfredo Teixeira,  Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa.

 

A presente publicação oferece ao leitor o desenvolvimento da sociologia da religião no contexto nacional. Distanciando-se das abordagens de tipo morfológicas e sociográficas, pelas quais enveredou alguma dessa análise, apresenta o processo de secularização em Portugal, recorrendo a três níveis de análise, macro, meso e micro, em perspectiva histórica, e posiciona-se face a outros sociólogos nacionais, procurando ampliar o seu alcance. Trata-se de uma obra que enriquece a produção científica nesta área do conhecimento.

António Teixeira Fernandes, Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Introdução p.15

Capítulo 1
Sociologia da religião em Portugal

p.19

Capítulo 2
Religião e conceitos relacionados

p.39

Capítulo 3
Modernidade

p.59

Capítulo 4
Secularização em Portugal: perspectiva histórica 

p.131

Capítulo 5
Análise do campo religioso português

p.173

Capítulo 6
Análise da religiosidade em Portugal

p.257
Resumo Final p.335
Bibliografia p.343
Anexo p.385

 

José Pereira Coutinho  é doutorado em sociologia pelo ISCTE-IUL. É investigador integrado do Centro de Investigação em Teologia e Estudos de Religião, da Universidade Católica Portuguesa, onde participou recentemente no projecto «Identidades religiosas e dinâmica social na Área Metropolitana de Lisboa». Tem pesquisado sobretudo sobre religiosidade, em recorte quantitativo, focando-se no catolicismo, na juventude e nas questões associadas à transmissão religiosa. A análise da religiosidade em registos comparativo e histórico, assim como das organizações religiosas, são outras áreas de interesse e de pesquisa. Tem publicado artigos em revistas nacionais e internacionais.

Recensão de Steffan Dix ao livro Religião em Portugal: Análise Sociológica. In REVER • São Paulo, vol. 21(1), 2021, pp. 231-234 [DOI: https://doi.org/10.23925/1677-1222.2021vol21i1a14]