Rabidantes

Rabidantes
Comércio Espontâneo Transnacional em Cabo Verde
Autor(es): 
ISBN: 
978-972-671-108-7
Idioma: 
Português
Data de publicação: 
2003/Jul
Dimensão: 
15x23
Nº Páginas: 
354
Formato: 
Capa Mole
22,58 €20,32 €

Rabidante (porque se mexe) é o agente de um tipo de comércio que a ciência económica trata displicentemente por "informal". E, no entanto, em Cabo Verde, este tipo de actividade constitui um eixo importante dos movimentos económicos e culturais transnacionais que perpassam este país insular de migrantes e que o ligam ao mundo. Formam-se, assim, redes em que os homens, mas sobretudo mulheres, exploram as margens por vezes silenciadas das hegemonias económicas e culturais que integram o nosso mundo globalizado de hoje. Neste inovador estudo, Marzia Grassi abre uma fascinante janela para as vidas destas pessoas tantas vezes esquecidas por quem olha para a economia à distância. Assim, a autora permite-nos compreender melhor o que é Cabo Verde e quais as condições de vida dos cabo-verdianos, mas também como estes participam das redes comerciais globalizadas em que todos estamos inseridos em Lisboa, Amesterdão, Rio de Janeiro e Boston tanto quanto na Cidade da Praia. (João de Pina Cabral)

Marzia Grassi,  é investigadora auxiliar no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Ao ongo do seu percurso académico desenvolveu uma abordagem integrada sobre o tema de género, transnacionalismo e desenvolvimento na Europa e em países africanos de língua oficial portuguesa. Considerando a mobilidade de pessoas, bens e ideias que caracterizam o mundo contemporâneo nos últimos anos, desenvolveu e conduziu diversos projetos, tanto na Europa como em países africanos. Em todos os seus projectos tem explorado uma abordagem metodológica inovadora com um forte potencial comparativo, dando uma importância central à recolha de dados com base em três diferentes premissas: localizações múltiplas; múltiplos tipos de migrantes (baixa escolaridade e  migrantes qualificados); combinação de técnicas quantitativas e qualitativas, utilizando os inquéritos apenas por fins estatísticos. 

Carrinho de compras

O seu carrinho de compras está vazio.