In Memoriam, Pedro Lains (1959-2021)           

In Memoriam, Pedro Lains (1959-2021)           

 

Pedro Lains foi investigador coordenador do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, onde ingressou em 1984.

Exerceu os cargos de diretor da Imprensa de Ciências Sociais (2005-2007) e da Análise Social (2008-2010) e integrou o Conselho de Gestão do Instituto, como subdiretor, entre 2016 e 2018.

 Foi professor visitante na Universidade Carlos III de Madrid e na Brown University e professor convidado na Universidade de Évora, Universidade Nova de Lisboa e Universidade Católica Portuguesa.

Os seus trabalhos de investigação no domínio da História Económica constituem contribuição decisiva para a renovação deste domínio historiográfico em Portugal nas últimas três décadas. Nos diversos artigos e livros que publicou, após conclusão do seu doutoramento no Instituto Universitário Europeu em Florença em 1992, dedicou especial atenção ao estudo das condições de desenvolvimento da economia portuguesa nos séculos XIX e XX.

Pedro Lains construiu de forma bem argumentada uma sólida explicação sobre as razões do atraso económico português, privilegiando uma abordagem do crescimento económico de Portugal no quadro internacional, numa perspetiva comparada e de longo prazo. Os seus livros mais relevantes dedicados a estas temáticas são: A Economia Portuguesa no Século XIX. Crescimento Económico e Comércio Externo (Imprensa Nacional, 1995); Os Progressos do Atraso. Uma Nova História Económica de Portugal, 1842-1992 (Imprensa de Ciências Sociais, 2003); e História da Caixa Geral de Depósitos (3 vols., Imprensa de Ciências Sociais, 2002-2011). Destaque-se ainda a sua coautoria da obra An Economic History of Portugal, 1143-2010 (Cambridge University Press, 2016) que representa uma das mais relevantes contribuições para a internacionalização da historiografia económica portuguesa.

Para além dos projetos individuais bem-sucedidos que levou a cabo, animou e coordenou projetos editoriais que envolveram a participação de muitos coautores, com destaque para a História Económica de Portugal, 1700-2000 (3 vols., Imprensa de Ciências Sociais, 2005); Agriculture and Economic Development in Europe since 1870 (Routledge, 2009); Paying for the Liberal State: the Rise of Public Finance in Nineteenth-Century Europe (Cambridge University Press, 2010); e An Agrarian History of Portugal, 1000-2000: Economic Development on the European Frontier (Brill, 2017).

Pedro Lains foi secretário da European Historical Economics Society e Presidente da Associação Portuguesa de História Económica e Social. No site desta Associação divulgou, em maio de 2020, um testemunho autobiográfico da sua carreira de investigação e de serviço à História Económica https://www.aphes.pt/images/Docs.pdf/thomas/APHES_Lains_2020_05_18_Revis...

Durante os últimos meses da sua vida, atormentado pelo cancro incurável que o surpreendeu, Pedro Lains manteve sempre aceso o propósito de ultimar projetos de escrita e de coordenação editorial de livros em fase final de preparação mas que, infelizmente, já não vai poder ver em formato impresso.

A comunidade do ICS presta sentida homenagem ao seu querido amigo e colega e expressa à sua família um voto de grande pesar por esta perda tão dolorosa e brutal.

Muito obrigado Pedro por tudo o que fizeste pelo ICS.