FAQ's

FAQ's

(Para questões relacionadas com ACESSO ABERTO, consultar este documento)

 

Perguntas Comuns:

Como elemento externo ao ICS, posso frequentar a Biblioteca?
Sim, todas as pessoas externas têm acesso à Biblioteca do ICS, à consulta dos seus fundos e recursos eletrónicos.

É possível fazer trabalhos ou reuniões em grupo na Biblioteca?
Não, dado o espaço disponível não existe essa possibilidade.

A Biblioteca faculta empréstimos a utilizadores externos?
Não. Mas os utilizadores externos têm acesso a consulta local de todos os fundos disponíveis e bases de dados.

Como utilizador externo posso fazer fotocópias?
Sim, a Biblioteca possui uma máquina sendo as cópias feitas em regime de self-service e pagas no balcão de atendimento.

A Biblioteca tem multibanco?
Não, no entanto, e caso se trate de um montante elevado, pode fazer o pagamento via multibanco (existente na livraria do ICS).

Como utilizador externo posso ter acesso a artigos?
Sim. Pode consultar todas as bases e acessos disponíveis nos computadores da Biblioteca e descarregar para uma pen ou enviar para o seu e-mail pessoal o que lhe interesse. Pode ainda trazer o seu próprio portátil.

A Biblioteca fornece artigos a utilizadores externos?
Sim, caso o artigo que pretende faça parte das bases de dados que a Biblioteca assina, pode fazer o pedido para o endereço de e-mail biblioteca@ics.ul.pt e o pedido será satisfeito logo que possível sem custos.

Como utilizador externo posso ter acesso a wi-fi?
Sim. Caso seja aluno de outra Universidade, acede através da rede Eduroam com as suas credenciais. Caso contrário poderá aceder via ICS/Guest.

 

Pesquisas e Acessos:

Como posso saber se a Biblioteca possui determinado(s) livro(s)?
O fundo documental da Biblioteca do ICS é pesquisável via web, a partir do catálogo bibliográfico catálogo bibliográfico, sistema que permite saber em tempo real se a Biblioteca possui o que se pretende, ou se a obra(s) se encontra(m) em qualquer das Bibliotecas da UL, uma vez que se trata do catálogo conjunto. Permite ainda ver se o livro está disponível ou requisitado, caso apresente uma data de devolução.

Que bases de dados se encontram disponíveis na Biblioteca?
A Biblioteca assina uma série de bases de dados, individualmente ou em consórcio. Poderá visualizar todos os recursos disponíveis aqui

Como posso saber se a Biblioteca assina determinada revista?
Deve fazer a pesquisa por título da publicação através deste link.
Caso existam acessos, on-line, terá acesso aos respetivos links. Caso o acesso seja em suporte papel, terá acesso ao histórico da revista através da indicação Biblioteca ICS.

Como posso saber se a Biblioteca possui um livro em versão e-book?
Deve fazer a pesquisa através do catálogo.
Pode ainda fazer pesquisas através das várias bases de e-books.

Como posso ter acesso à produção científica do ICS?
Deve fazer a pesquisa através do Repositório da UL, o qual confere informação sobre toda a produção cientifica, e respetiva disponibilidade de acesso http://repositorio.ul.pt/

Porque não consigo aceder a alguns documentos disponíveis no Repositório UL?
Apesar de toda a produção científica ser de depósito obrigatório, não significa de livre acesso, uma vez que poderá estar sujeita a prazos de embargo ou não autorização. Assiste a possibilidade de pedir ao autor o envio de uma cópia por correio eletrónico através da funcionalidade “Solicitar cópia ao autor”.

Posso aceder às bases de dados bibliográficas a partir de casa?
Se for utilizador externo, não terá acesso aos recursos fora do ICS, pois são recursos de acesso pago e licenciados para o ICS.
Os utilizadores internos, podem aceder remotamente através VPN e/ou Web VPN.

Porque não estou a conseguir acesso remoto?
O uso deste serviço necessita de autenticação. As suas credenciais são-lhe fornecidas quando a sua ficha de membro ICS é inserida internamente. No caso de ter dificuldades em usar o serviço, deve contatar o serviço de informática do ICS.

 

Empréstimos:

Como posso requisitar um livro da Biblioteca?
A Biblioteca só faz empréstimo domiciliário a utilizadores internos, investigadores e alunos.
É sempre criada no balcão de referência a ficha de utilizador sem a qual não se procede a empréstimo domiciliário.

Posso requisitar um livro da Biblioteca e pedir o levantamento por terceiros?
Sim. Desde que tenha ficha de utilizador e a Biblioteca tenha sido previamente avisada, via e-mail ou telefone.

Posso requisitar um livro da Biblioteca sendo aluno de outra escola da UL?
Não. Pode, no entanto, fazer pedido de EIB (Empréstimo Inter Bibliotecas), na Biblioteca da respetiva escola, a qual por sua vez faz o pedido à Biblioteca do ICS.

Que obras posso requisitar?
A Biblioteca só não empresta teses, publicações periódicas e obras de referência. Tudo o resto é passível de ser emprestado.

Qual o número de obras que posso requisitar e prazos de empréstimo que tenho?
Dependendo do estatuto do utilizador, assim se determinam número de livros e prazos de empréstimo. Saber mais aqui.

Posso efetuar pedidos de renovação via e-mail?
Sim, é permitida uma renovação. Basta enviar e-mail para biblioteca@ics.ul.pt

Posso renovar os meus empréstimos, tendo sido ultrapassado o prazo limite de entrega?
Sim. Caso o prazo de atraso, não seja mais de duas semanas e não existam pedidos de devolução por parte da Biblioteca.

Posso pedir a reserva de um livro via e-mail?
Sim. O livro ficará reservado no balcão de referência durante 3 dias.

Posso pedir a reserva de um livro que se encontra em empréstimo?
Sim, se o livro se encontrar fora do prazo de devolução, a Biblioteca procede ao pedido de devolução do mesmo. Será avisado via e-mail logo que o mesmo se encontre disponível.

O que devo fazer se receber um pedido de devolução da Biblioteca?
Proceder imediatamente à devolução do livro em falta, o qual está a ser necessário a outro utilizador. De notar que a biblioteca só procede a pedidos de devolução sempre que os mesmos se encontrem fora do prazo de devolução.

Para devolver um livro tenho que me deslocar à Biblioteca?
Não necessariamente. A Biblioteca aceita as devoluções via CTT.
O(s) livro(s) podem ainda ser deixados no Cacifo fora de horas Biblioteca, sito no piso 0.

Posso fazer a devolução de um livro, através de terceiros?
Sim. Qualquer pessoa pode proceder à devolução de livros.

 

Aquisições:

Quem pode proceder a pedidos de aquisição de bibliografia?
Somente o corpo de investigação e alunos do ICS podem fazer pedidos de compra de bibliografia. O pedido deve ser feito através do formulário, acessível através da página da Biblioteca.

Quanto tempo pode demorar um pedido de aquisição?
Por norma cerca de um mês. Isto caso se trate de obra recente em língua inglesa. Noutras línguas ou livros esgotados, o tempo de espera pode ser maior.

Quando faço um pedido de aquisição posso escolher entre versão e-book e papel?
Sim, as duas versões estão contempladas no formulário de aquisições de bibliografia.

Como tenho acesso a um livro que pedi em versão e-book?
Logo que disponível pelo fornecedor, a Biblioteca envia o respetivo link ao proponente. O mesmo link fica ainda disponível via catálogo bibliográfico e EDS.

Posso acompanhar o estado do meu pedido de aquisição?
Não. Somente perguntando à Biblioteca qual o estado do pedido.

Como sei que o meu pedido de aquisição foi satisfeito?
Logo que o livro(s) chegue(m) à Biblioteca e depois de tratado(s), o proponente recebe e-mail de alerta sobre a disponibilidade para requisição.

Pode um pedido de aquisição não ser satisfeito?
Sim, caso o livro(s) não se encontre(m) de todo disponível nem no mercado de usados. O proponente recebe informação sobre a situação.

 

Ações de Formação:

A Biblioteca faz apresentação do seu espaço e recursos?
Sim. No início de cada ano letivo a biblioteca promove sessões de apresentação sobre seus serviços e recursos.

A Biblioteca organiza sessões de formação para a utilização dos recursos existentes?
Sim. Mediante marcação através do endereço de e-mail biblioteca@ics.ul.pt, a Biblioteca agenda ações de formação de apoio à comunidade para pesquisas bibliográficas no catálogo, e motor de busca EDS, bem como em bases de dados assinadas e em softwares de gestão bibliográfica (Mendeley e Zotero). Presta também esclarecimentos sobre: onde publicar, editoras e quartis, através do trabalho desenvolvido com as plataformas Web of Knowledge, Scopus e Capes.

Como criar um perfil de investigação?
A Biblioteca apoia na criação e gestão de perfis de investigação Orcid e Google Scholar. Mediante marcação através de endereço de e-mail biblioteca@ics.ul.pt

 

Divulgação:

A Biblioteca divulga toda a produção científica do ICS?
Sim. Através do envio mensal à Seção de comunicação do ICS, as publicações recebidas na Biblioteca são difundidas pela newsletter ICS PUBLICAÇÕES.

A Biblioteca faz divulgação de novidades?
Sim. Através do envio mensal à seção de comunicação do ICS, é difundida a NEWSLETTER ICS BOLETIM BIBLIOGRÁFICO. Também existe a divulgação de novidades nas vitrines interiores e exteriores da Biblioteca. A Biblioteca alimenta ainda a sua página de facebook com novidades: https://www.facebook.com/biblioteca.icsul.