UrbanoScenes Seminar Series: Evento final do projeto
No dia 26 de maio, o Projeto UrbanoScenes organiza o evento Imaginar Luanda, Reimaginar o Urbano na Casa da Achada em Lisboa.
O evento tem início pelas 15h30, com a exibição de curtas-metragens filmadas em Luanda e sobre a cidade de Luanda, realizadas em diversos contextos colaborativos - incluindo a oficina Imaginários Urbanos e Criação Audiovisual, dinamizada no âmbito do projeto. Segue-se uma discussão via Zoom com os co-criadores das curtas-metragens exibidas e com os cineastas António-Pedro (Portugal) e Lara de Sousa (Moçambique).
A partir das 18h, terá lugar a mesa-redonda Urban Imaginaries, com Ramon Sarró (ICS-ULisboa), Alberto Vanolo (Universidade de Turim), Gaia Giuliani (CES-UC) e Chloé Buire (CNRS). O debate terá a moderação de Andrea Pavoni (DINÂMIA'CET-Iscte) e Salomé Honório (ICS-ULisboa). Serão exploraradas questões relacionadas com as cidades de Lisboa e de Luanda, com particular atenção a transformações urbanísticas recentes em ambas as cidades, às conexões históricas instituídas (e impostas) entre ambas pela longa história do colonialismo português, e a como estas respectivamente se situam dentro de disputas, projectos, narrativas, e fantasias correntes quanto ao espaço urbano, que impactam o seu posicionamento num palco global.
Como podemos (re)pensar a vivência quotidiana no espaço urbano? Como é que relações de (neo-)colonialidade continuam a influir sobre configuração do espaço urbano nas cidades de Lisboa e de Luanda? Qual o papel das artes e de práticas culturais diversas na continua rearticulação de modos possíveis de vida, convívio, e mesmo de sobrevivência através de ambos os contextos?
E que outros modos de habitar a cidade surgem quando sondamos as particularidades de cada contexto – seja a partir de reali dades materiais concretas, ou através do trabalho especulativo e imaginativo que potencia a criação contínua de outros mundos, outras cidades, e outros modelos de urbanidade?
A mesa-redonda decorrerá em inglês, com a possibilidade de tradução de questões realizadas em português. O evento é organizado por Simone Tulumello, Andrea Pavoni, Lavínia Pereira, Pedro Neto, Inês Ponte, e Salomé Honório, como parte do projecto UrbanoScenes: Imaginários Pós-Coloniais de Urbanização em Investigação Prospetiva. Portugal e Angola (PTDC/GES-URB/1053/2021), com o apoio da FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia.




