"Trânsitos atlânticos, a Amazónia e o arquivo de imagens em movimento: os filmes domésticos de Agesilau de Araújo e Silvino Santos (1927-1929)"

Seminários GI
Qui . 25 Nov . 11h00 a 13h00
Sala Maria de Sousa/Polivalente + Online
Sofia Sampaio

Seminário do GI Identidades

O seminário terá um formato híbrido: poderá ser assistido presencialmente, na Sala Polivalente do ICS, ou online via Zoom.

Link de acesso ao seminário:

A apresentação ficará a cargo da Sofia Sampaio (ICS-UL)

RESUMO: Uma colecção de filmes num arquivo. Ao contrário de tantos outros, estão identificados: são os filmes de família de Agesilau de Araújo, filho mais velho de J.G. Araújo (1860-1940), empresário de origem portuguesa que construiu, na viragem para o século XX, um império comercial em Manaus. Os filmes são um registo em estilo diarístico da passagem da família por Lisboa entre 1927 e 1929. Foram filmados por Silvino Santos (1886-1970), cinegrafista luso-brasileiro contratado em 1921, que se manteve ao serviço da família até ao final da sua vida. A partir destas imagens de arquivo, encetei um percurso de reconstituição biográfica e filmográfica que permitiu estabelecer ligações entre pessoas, objectos e realidades aparentemente separadas. Como entender o lugar destas ‘imagens portuguesas’ na vasta filmografia de Silvino Santos, maioritariamente sobre a região do Amazonas e maioritariamente perdida? Que podem elas dizer das imagens que Silvino ‘capturou’ (e perdeu) no mesmo Putomayo da década de 10 do século XX, em que Michael Taussig (1984) encontrou uma ‘cultura de terror’ e o cinegrafista, ao serviço de Júlio César Araña, encontrou um paraíso nupcial? De que são, afinal, vestígio as imagens de arquivo?

BIO: Sofia Sampaio é Investigadora Principal no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Em 2019, foi Pesquisadora Visitante do CNPq no Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas (FGV CPDOC), no Rio de Janeiro. Nos últimos dez anos, tem pesquisado a cultura cinematográfica em Portugal, com recurso a arquivos de imagens em movimento e trabalho etnográfico. Publicou artigos em revistas nacionais e internacionais com arbitragem científica, organizou o livro colectivo Viagens, Olhares e Imagens: Portugal 1910-1980 (Cinemateca Portuguesa–Museu do Cinema, 2017), e co-coordenou, como editora convidada, números especiais para as revistas Cadernos de Arte e Antropologia (2014), Journal of Tourism and Cultural Change (2014), Aniki: Revista Portuguesa da Imagem e Movimento (2016), e Etnográfica (2021).