Terra Australis: Indigenous Knowledge and the Iberian Imagination

Ciclos e Seminários Temáticos
Qui . 22 Fev . 17h00
Terra Australis: Indigenous Knowledge and the Iberian Imagination

A próxima sessão do ciclo de seminários Ásia-Europa, 1500-1800 terá lugar no dia 22 de fevereiro. Stephanie Joy Mawson, investigadora do ICS-ULisboa, apresentará o tema Terra Australis: Indigenous Knowledge and the Iberian Imagination.

A produção histórica portuguesa sobre a Ásia — esta considerada sobretudo nas suas múltiplas interações com a Europa na época moderna — necessita ciclicamente de ser revisitada. A isso aconselham os desenvolvimentos historiográficos mais recentes e as alterações positivas verificadas, tanto a nível nacional como internacional, na relação entre instituições (universidades, museus, centros), nos métodos de trabalho, nos instrumentos de investigação disponíveis e nas formas de disseminação de resultados. 

Organizado por Ângela Barreto Xavier (ICS-ULisboa) e Jorge Flores (CIUHCT - FCUL & FCT-UNL), o ciclo de seminários Ásia-Europa, 1500-1800 procura constituir-se como um espaço de reflexão acerca destas questões na academia portuguesa. Trata-se de um seminário hands on, com um formato flexível, que visa a partilha de conhecimento e a reflexão sobre os desafios que os investigadores sobre estas temáticas enfrentam. Mais do que a clássica apresentação de um paper, que também poderá ocorrer, pretende-se dar a conhecer e discutir trabalhos em curso (dissertações de doutoramento, projetos coletivos, bases de dados, iniciativas digitais); estimular a reflexão sobre o uso de fontes em contexto global; problematizar o arquivo; discutir a variedade de métodos e competências de investigação disponíveis para se fazer história das relações entre a Europa e a Ásia, no século XXI.

Na Sala 2 do ICS-ULisboa, entre as 17h e as 18h30.