Sobre origens do Jihad em Cabo Delgado
O próximo Seminário de Estudos Pós-Graduados em Antropologia terá lugar no dia 25 de janeiro, pelas 14h, com Eric Morier-Genoud, da Queen’s University Belfast. O tema será "Sobre origens do Jihad em Cabo Delgado. História e política do Islão em Moçambique".
O seminário de Eric Morier-Genoud estará centrado no seu mais recente livro Towards Jihads. Muslims and Politics in contemporary Mozambique. A apresentação focará, primeiramente, no contexto de produção da publicação. Em seguida, analisará a história da insurreição jihadista em Moçambique, suas origens e dinâmicas. Por último, tentará complexificar o nosso entendimento sobre as ações não-militares que o governo moçambicano desempenha em relação a esta mesma insurreição.
Eric Morier-Genoud é Professor de História na Queen’s University Belfast. Publicou vários livros sobre Moçambique e África do Sul, focados na sua história, política, religião e guerra. Os seus mais recentes livros são sobre a história da Igreja Católica em Moçambique no século XX, e uma edição crítica do diário do médico suíço de Ngunguhane enquanto estava na capital do império de Gaza, até à sua conquista. As suas pesquisas mais recentes versam sobre os missionários irlandeses, assim como a insurreição jihadista no norte de Moçambique.
Na Sala 1 do ICS-ULisboa ou através do Zoom (senha 428198).
.




