Seminários INSPIRE: Arte e Cidade: será a arte capaz de dar corpo às “margens” da cidade?

Seminários e Workshops
Qua . 4 Jun . 11h00
Seminários INSPIRE: Arte e Cidade: será a arte capaz de dar corpo às “margens” da cidade?

No dia 4 de junho, terá lugar no ICS-ULisboa um seminário da série INSPIRE, dedicado ao tema Arte e Cidade?. Chiara Pussetti (ICS-ULisboa) e Ricardo Campos (NOVA-FCSH) serão os oradores convidados. A partir das 11h, na sala 2 do ICS-ULisboa. O seminário Arte e Cidade é inserido no ciclo de seminários promovido no âmbito do projeto INSPIRE tendo como ponto de partida para reflexão conjunta a pergunta: Será a arte capaz de dar corpo às 'margens' da cidade?

Este ciclo de seminários é promovido pela equipa do projeto INSPIRE, financiado pela Comissão Europeia (2024-2027), no âmbito do qual o ICS é parceiro, sob a coordenação de Roberto Falanga. Uma das principais atividades da equipa do ICS é o desenvolvimento de uma investigação participativa com pessoas com deficiência na cidade de Lisboa, através da experimentação de novas abordagens artísticas. Com o propósito de sensibilizar a sociedade e os decisores políticos para os problemas vivenciados no contexto urbano, a equipa está a acompanhar o processo de co-criação de uma performance de Teatro Legislativo, que terá lugar em novembro, com a participação de artistas com deficiência.

Chiara Pussetti é investigadora no ICS-ULisboa. A sua investigação centra-se em temas como saúde mental, trauma, migração, sofrimento e desigualdade social. Tem conduzido trabalho de campo em diversos contextos, explorando as interseções entre saúde, cultura e políticas públicas.

Ricardo Campos é investigador no Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa (CICS.NOVA). Os seus interesses de investigação incluem cultura visual, arte urbana, juventude, cultura digital, ativismo e cidadania. Tem explorado a juventude como sujeito político, analisando formas de participação extrainstitucionais e práticas culturais emergentes. 

O mais uno +1 é um coletivo de curadoria, projeto e investigação que procura transformar a relação entre artistas, comunidades e territórios através da arte. Operando de forma livre, aberta e horizontal, o coletivo promove práticas artísticas colaborativas, experimentais e críticas, destacando-se projetos que exploram a ocupação criativa de espaços urbanos e a interação com comunidades locais.