Seminário de Estudos Pós-Graduados: Antropologia

Seminários e Workshops
Sex . 25 Nov . 14h30
Seminário de Estudos Pós-Graduados: Antropologia

Migrações portuguesas. As pessoas e as suas coisas
Marta Rosales, Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa

Resumo: As casas são contextos importantes para o estudo do impacto dos movimentos migratórios na identidade, redes de pertença e estratégias de posicionamento social. Construir uma casa num lugar novo, e muitas vezes adverso, é um desafio significativo para a maioria dos migrantes. Objetos e produtos, e a sua apropriação e domesticação, desempenham uma função importante neste processo dada a sua capacidade de materializarem quer as diferenças existentes entre diversos contextos culturais, quer os efeitos disruptivos do movimento nas pessoas em trânsito. Este seminário tem como objetivo discutir como é que a integração (muitas vezes problemática) de coisas associadas a culturas diversas contribui para enquadrar, estabilizar e materializar os processos criativos de produção de culturas materiais domésticas em casas de migrantes na Europa, na África e nas Américas do Norte e do Sul.

Marta Rosales é antropóloga (PhD 2007) e investigadora auxiliar do ICS ULisboa. Investiga sobre cultura material, consumo, migrações e média. Coordena o Doutoramento em Migrações no ICS-ULisboa.