A revolução dos cravos sob o olhar dos seus opositores

Seminários e Workshops
Seg . 5 Fev . 00h00 a Ter . 6 Fev . 23h59
A revolução dos cravos sob o olhar dos seus opositores

Nos dias 5 e 6 de março, o evento A revolução dos cravos sob o olhar dos seus opositores terá lugar no ICS-ULisboa. Este evento insere-se nas Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.

Esta manifestação científica, realizada em conjunto pela Casa de Velázquez e pelo ICS-ULisboa, está estruturada em dois momentos. Primeiramente, uma mesa-redonda dedicada ao número 53-1 dos Mélanges sobre as transições democráticas no Portugal, na Espanha e na Grécia. Em seguida, um seminário que visa abordar o processo de transição em Portugal, deslocando o foco para aqueles que, mesmo não aderindo à mudança de regime, tiveram que se adaptar ao novo contexto de transição. Serão explorados dois temas. O primeiro incidirá sobre o destino, durante e após o PREC e a transição democrática, dos movimentos e atores que falharam, nomeadamente as direitas conservadoras e extremas, os grupos profissionais privilegiados pelo Estado Novo e as igrejas tradicionalistas. O segundo eixo questionará a relação entre a rejeição da transição democrática e a descolonização. Será dada especial atenção aos atores secundários – burocratas, representantes políticos, policiais, militares de segundo escalão, atores económicos – que sustentaram o Estado Novo sem representar, no entanto, a sua face mais visível. Estudar a trajetória desses indivíduos e grupos permitirá reconsiderar a questão das mudanças e continuidades geradas pela Revolução dos Cravos.