The Politics of (Inter)nationalism: The USSR and the History of the 20th Century

Seminários e Workshops
Seg . 28 Nov . 14h00 a 17h00
Auditório A. Sedas Nunes, ICS-ULisboa
The Politics of (Inter)nationalism: The USSR and the History of the 20th Century

The Politics of (Inter)nationalism: The USSR and the History of the 20th Century

A primeira parte deste seminário abordará a política de nacionalidades elaborada pelos comunistas soviéticos no quadro da construção do Estado soviético. Para este efeito será discutido um texto marcante dos estudos históricos sobre a URSS. Em 1994, o historiador Yuri Slezkine (University of California, Berkeley) publicou o artigo “The USSR as a Communal Apartment, or How a Socialist State Promoted Ethnic Particularism”. Poucos anos após o fim da própria URSS, este artigo alterou de forma relevante o modo como entendemos a história das relações entre o centro e as periferias do poder soviético. Quase trinta anos depois, Slezkine estará connosco para discutir o seu contributo de então. Os participantes no seminário deverão ler o texto previamente, sendo que o mesmo se encontra disponível aqui. A discussão será lançada por uma breve apresentação a cargo do historiador e cientista político António Costa Pinto (Instituto de Ciências Sociais — Universidade de Lisboa).

A segunda parte do seminário incidirá sobre a política internacionalista desenvolvida pela URSS no contexto africano, em particular no quadro da segunda metade do século XX e no âmbito da chamada Guerra Fria global. Será exibido o documentário Our Africa, realizado em 2018 por Alexander Markov, documentarista e doutorando em antropologia no (Instituto de Ciências Sociais — Universidade de Lisboa). Posteriormente à exibição do documentário, terá lugar uma conversa com Markov, Yuri Slezkine (que trabalhou como intérprete de português em Moçambique no final dos anos de 1970) e com a historiadora Catarina Laranjeiro (IHC — NOVA FCSH / IN2PAST).

Yuri Slezkine é Professor de História Jane K. Sather na University of California, Berkeley, encontrando-se em Portugal como IHC Visiting Scholar.

Programa:

14h00  |  “The USSR as a Communal Apartment, or How a Socialist State Promoted Ethnic Particularism”, comentário de António Costa Pinto, seguido de conversa entre Yuri Slezkine e demais participantes no seminário.
15h30  |  “Our Africa” (2018), seguido de conversa entre Alexander Markov, Catarina Laranjeiro e Yuri Slezkine.