Planeamento suave e desenho territorial

Vários
Organização:
Universidade de Lisboa; Faculdade de Arquitetura/CIAUD, URBinLAB e ICS-ULisboa

Nas últimas décadas, a par dos instrumentos vinculativos de ordenamento do território e gestão territorial, tem surgido um conjunto de outros programas e iniciativas de política, em muito ditados por iniciativas europeias no âmbito da Política de Coesão e da aplicação dos Fundos Estruturais Europeus, que se têm afigurado determinantes para o desenvolvimento estratégico das cidades e dos territórios.
Reunindo um conjunto de peritos nacionais e internacionais, bem como representantes da Administração Central e Local Portuguesa, o workshop internacional “Soft Planning & Territorial Design” procura debater a forma como estes novos espaços de planeamento suave, não vinculativo, têm vindo a emergir na dialética política e institucional entre o ordenamento do território e o desenvolvimento regional. Estão em discussão questões como a influência da União Europeia no aparecimento e definição destas formas soft de planeamento, a redefinição de escalas de planeamento e o reescalonamento territorial de poderes e responsabilidades, bem como o papel do desenho territorial nos processos de governança e desenvolvimento territorial.
O workshop é promovido pela Universidade de Lisboa, numa parceria entre a Faculdade de Arquitetura/CIAUD e o Instituto de Ciências Sociais, e ocorre no âmbito do projeto de investigação SOFTPLAN – From Soft Planning to Territorial Design: Practices and Prospects, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.