Palestra

Workshops
Qui . 23 Fev . 11h00
Sala Maria de Sousa
Palestra
António Correia e Silva, Universidade de Cabo Verde
Organização: 
GI Impérios, GI Diversidades & Projecto RESISTANCE

23 Fevereiro 2023 | 11h | Sala Maria de Sousa - ICS-ULisboa

Vírus, Parasitas e Bactérias vistos no contexto de lutas sociais 

Para uma epidemiologia histórica da sociedade caboverdiana

António Correia e Silva
Universidade de Cabo Verde

Sinopse: O seminário “Vírus, bactérias e parasitas: para uma epidemiologia histórica da sociedade escravocrata cabo-verdiana” pretende abordar Cabo Verde, (séculos XV e XVI) como a primeira grande fronteira epidemiológica do Atlântico, no quadro daquilo que Alfred W. Crosby chamou de “intercâmbio oceânico”. Por ser o primeiro entreposto oceânico de escravos, a primeira urbe fundada pelo e para o tráfico de escravos, a talássica cidade da Ribeira Grande, na ilha de Santiago, colocou frente a frente, num convívio prolongado, pessoas originárias de ecossistemas continentais diversos, um quadro social propiciador de dinâmicas de contágio. Enfermidades que para uns eram conhecidas, para as quais tinham formas combinadas de imunidade adquirida, cruzada ou genética, para outros, representavam fonte de risco de morte e de morbidade ou vice-versa. É o caso da infeção pelo plasmódio falciparum (malária oeste-africana) para os ibéricos e as bexigas (varíola), para os africanos escravizados. O seminário explora as estratégias dos atores sociais em utilizar as enfermidades em presença como armas de luta política, de luta dos brancos da terra contra os emissários régios que vinham com a missão de restringir as suas margens de liberdade, dos escravos contra os senhores, dos ilhéus contra corsários europeus invasores. Este estudo ambiciona também encontrar pontos de contactos entre áreas do conhecimento nem sempre próximas, como a História Social e a Biologia Evolutiva.

Nota biográfica: António Leão Correia e Silva é docente da Universidade de Cabo Verde, é sociólogo e historiador, é co-autor dos três volumes da História Geral de Cabo Verde e autor de diversos livros dedicados à História de Cabo Verde, sendo o último Noite Escravocrata, Madrugada Camponesa, Rosa de Porcelana, Lisboa, 2021.    

 

Organização: GI Impérios, Colonialismo e Sociedades Pós-coloniais, GI Diversidades: Etnografias no Mundo Contemporâneo e Projeto Resistance (778076-H2020-MSCA-RISE-2017)