OFICINA DE ETNOGRAFIA - Publicações e Metodologias Criativas

Ciclos e Seminários Temáticos
Ter . 5 Dez . 14h00
ONLINE
OFICINA DE ETNOGRAFIA - Publicações e Metodologias Criativas
Tomás Sanches Criado (Open University of Catalonia, Barcelona) e Adolfo Estalella (Complutense University of Madrid)
Organização: 
Chiara Pusseti & Isabel Pires (ICS-ULisboa)

As Oficinas de Etnografia - Publicações e Metodologias Criativas são uma atividade do Grupo de Investigação Diversidades públicas e gratuitas, organizadas por Chiara Pussetti e Isabel Pires.  Funcionam como grupo de partilha e por isso, à semelhança do que foi prática em sessões anteriores, haverá inscrições prévias. 

As inscrições para as atividades de 2024 estão abertas  até dia 15 de dezembro para os endereços de mail: a.isabel1@edu.ulisboa.pt e chiara.pussetti@ics.ulisboa.pt

Podem-se inscrever em cada sessão individualmente ou, idealmente, em todas. 

Para criarmos um espaço de discussão útil, o limite de vagas é de 20 pessoas

Primeira sessão - 5 de dezembro -  14h-16h. 

A sessão conta com dois convidados: o Prof. Tomás Sanches Criado e o Prof. Adolfo Estalella, que eventualmente conhecem por serem os autores do volume Experimental Collaborations. Ethnography through Fieldwork Devices (2018, Berghahn Books). 

Este livro é uma referência no campo das metodologias criativas e experimentais: para quem tem interesse em ler, tivemos a permissão por parte dos autores de o disponibilizar. Nesta sessão irão falar de etnografia apresentando reflexões desenvolvidas no livro que acabam de publicar: An Ethnographic Inventory. Field Devices for Anthropological Inquiry (2023, Routledge. Para conhecer mais do trabalho de Tomás e Adolfo, seguem os links para os seus sites:

Tomás Sánchez Criado: https://tscriado.org/bio/

Adolfo Estalella: http://estalella.eu/

Iremos falar de metodologias experimentais de pesquisa e de comunicação dos resultados das etnografias. Isto é, de como contar as nossas pesquisas usando textos visuais ou plásticos e linguagens não escritas, não apenas em revistas científicas. 

A sessão será em Inglês e exclusivamente online.