Oficina de Etnografia: experiências e debates

Seminários GI
Ter . 30 Jun . 16h30 a 18h00
ONLINE
Oficina de Etnografia: experiências e debates
Organização: 
GI Identidades

Sessão de apresentação/auscultação

A Oficina de Etnografia propõe a criação de um espaço onde qualquer investigador possa partilhar as suas experiências na prática da etnografia, e assim usufruir da dinâmica reflexiva de um grupo de pares que se reúna de forma regular.

Na linha das propostas do projeto The New Ethnographer,[1] que tem acarinhado o desenvolvimento de uma etnografia compassiva, abre-se assim um espaço para que o trabalho de campo possa ser uma experiência mais segura, saudável e ética, tanto para os investigadores como para as pessoas com quem estes se propõem aprofundar os seus temas de estudo, em situações de vulnerabilidade mais ou menos evidente de todas as partes envolvidas.

Com a Oficina pretendemos, pois, promover a construção de um repertório de formas de estar em campo, que permita também ajudar a prever desafios e a imaginar estratégias para os ultrapassar. Tal não substituirá o amparo de conversas mais cúmplices, mas pode potenciar a sua multiplicação e mobilizar recursos institucionais que se agilizam melhor em colectivo.

Funcionamento:

Neste ciclo inaugural, a Oficina funcionará em duas modalidades:

Experiências – dirigida à conversa/discussão de experiências dos investigadores, mediante inscrição/solicitação dos mesmos, com prioridade a quem esteja em período de trabalho de campo, ou, nas circunstâncias epidemiológicas atuais, o tenha interrompido de forma inesperada ou precise de reformular o seu plano de trabalho etnográfico mais imediato.

Debates – a iniciar na abertura do novo ano lectivo (outubro), funcionará em torno de textos, filmes e outros suportes que possam mobilizar o debate de temas da teoria etnográfica. 

Numa primeira fase, e dado o plano de confinamento atual, as sessões da Oficina cingem-se à modalidade de consulta e reflexão sobre experiências dos investigadores, e poderão decorrer com recurso às tecnologias de reunião online (zoom-Colibri). As inscrições poderão ser feitas por contacto direto com as organizadoras.

Caso se reúnam as condições necessárias, a partir de outubro poderemos encontrar-nos presencialmente para continuar estas sessões e dar, então, também início à segunda modalidade prevista.

Organização:

Elsa Peralta (CEC-FL/UL) e Inês Galvão (D.ANT-ICS/UL)

Contactos: peralta.elsa@gmail.com e galvines@gmail.com

 

Sessão na plataforma zoom-Colibri

https://us02web.zoom.us/j/85857233932?pwd=UTFOelc3QTJ2SXVKcG1qT0tjT1BDdz09

ID da reunião: 858 5723 3932

Senha: 2JW0FS

 

Calendário (provisório):

30 de Junho 2020, 16h30 – sessão de apresentação/auscultação

13 de Outubro 2020, 16h30 – vulnerabilidades

10 de Novembro 2020, 16h30 – posicionalidade

15 de Dezembro 2020, 16h30 – falibilidade

 

[1] https://www.thenewethnographer.org/about/