Mesa-Redonda - A AI2: da sua criação e do que promete. Uma análise crítica.

Seminários e Workshops
Qua . 24 Jun . 16h00
Auditório Sedas Nunes - ICS-ULisboa & Online
Mesa-Redonda - A AI2: da sua criação e do que promete. Uma análise crítica.
Organização: 
OTC, ABJC, ICS-ULisboa, ABIC

A OTC (Organização dos Trabalhadores Científicos) em parceria com a ABJC-Associação Bento de Jesus Caraça, o ICS-ULisboa, e a ABIC-Associação de Bolseiros de Investigação Científica, organiza uma Mesa-Redonda/Debate com o tema A AI2: da sua criação e do que promete. Uma análise crítica.

A sessão, prevista para quarta-feira 24 de Junho pelas 16h00, no Auditório Sedas Nunes e online, será animada por cinco oradores, que contribuirão com a sua própria reflexão sobre a temática proposta. 

Participação livre, presencial ou por videoconferência, via Google Meet.
A participação por videoconferência requer inscrição. Envie-nos um email para receber o Link (contacto@otc.pt)

Enquadramento:

A definição de prioridades nacionais de investigação e inovação é uma questão decisiva para o futuro do Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia, hoje em foco, particularmente, no contexto da criação da nova Agência para a Investigação e Inovação — AI2. Importa diagnosticar correctamente e com isenção, as principais fragilidades estruturais que condicionam a eficácia, a coesão e a sustentabilidade do Sistema, e que importa ultrapassar: subfinanciamento e assimetria nos financiamentos, gestão inadequada de carreiras ligadas à produção científica — marcada pela elevada precariedade dos vínculos de trabalho —, ausência de uma orientação estratégica clara.

Justifica-se assim promover, no seio da comunidade científica, mas também na sociedade em geral, o necessário debate sobre os caminhos a seguir nesta matéria. A Mesa-Redonda que se anuncia pretende ser um passo nesse sentido.

Oradores: 

Mourad Bezzeghoud, Geofísico, Professor Emérito da Universidade de Évora, Membro da Direcção da OTC
Paulo Granjo, Investigador, Doutor em Antropologia Social, Membro do Conselho Científico, Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa
Luís Monteiro, Mestre em Museologia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e doutorando na mesma área 
Daniel Matias, Mestre em Química pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e doutorando em Física pela mesma Escola, Vice-presidente da ABIC
João Caraça, Doutor em Física Nuclear, Membro da Academia das Ciências de Lisboa, Presidente do Conselho Geral da ABJC

Moderação:
Ana Maria Silva, professora associada aposentada da Universidade de Évora, Presidente da Mesa da Assembleia Geral da OTC.