Memória colectiva e identidades sociais: estudos comparativos

Seminários GI
Sex . 21 Jan . 15h00
Sala Polivalente
Memória colectiva e identidades sociais: estudos comparativos
Rosa Cabecinhas

Frequentemente as memórias de conflitos passados constituem um entrave ao diálogo entre grupos e comprometem as suas relações futuras. A boa gestão das memórias colectivas constitui um elemento crucial para o sucesso dos processos de reconciliação entre grupos.
Neste seminário, iremos discutir o papel das memórias do passado colonial na estruturação das narrativas identitárias pós-coloniais a partir dos resultados preliminares de estudos comparativos realizados em Angola, Cabo Verde,  Guiné-Bissau, Moçambique e Portugal.
Iremos examinar as representações hegemónicas e polémicas sobre a história e as emoções associadas aos acontecimentos considerados mais marcantes.
Analisaremos o papel da identidade social na ancoragem das representações do passado e o seu impacto na forma como são perspectivadas as futuras relações entre Portugal e as ex-colónias africanas.