Famílias, parentalidade e procriação: a identificação das dificuldades e das necessidades por parte de especialistas, profissionais e decisores

Seminários GI
Ter . 18 Jun . 11h00
Famílias, parentalidade e procriação: a identificação das dificuldades e das necessidades por parte de especialistas, profissionais e decisores

No dia 18 de junho, Vanessa Cunha (ICS-ULisboa) será a oradora do Seminário do Grupo de Investigação LIFE. O tema para esta sessão será Famílias, parentalidade e procriação: a identificação das dificuldades e das necessidades por parte de especialistas, profissionais e decisores. Pelas 11h na Sala 3 do ICS-ULisboa e online.

A natalidade, a conciliação família-trabalho e o bem-estar económico das famílias com crianças são preocupações recorrentes na agenda política nacional e sucessivos governos têm procurado responder através de políticas de apoio às famílias. Estas têm-se consubstanciando, sobretudo, em três tipos de medidas: transferências monetárias e benefícios fiscais; licenças parentais; e equipamentos e serviços de apoio às crianças e à procriação. Mais recentemente, o suporte à parentalidade também passou a constituir uma área de intervenção no âmbito das políticas dirigidas às famílias, através da transposição de diretivas europeias e de programas internacionais estandardizados, baseados em conhecimento científico, que visam capacitar mães e pais no exercício dos papéis parentais. Ora, se a consolidação das primeiras medidas resultaram do reconhecimento de que os contextos sociais exteriores às famílias impactam grandemente as suas condições de existência, criando, para muitas, dificuldades e necessidades no seu dia-a-dia; este foco emergente na parentalidade coloca a tónica no contexto interno das famílias, nas dificuldades de mães e pais no desempenho de uma “boa” parentalidade que vá ao encontro das necessidades das crianças, ou seja, do seu desenvolvimento saudável, harmonioso e integral.

Nesta apresentação vamos partilhar alguns resultados do Projeto PARENT - Procriação e Parentalidade em contexto de baixa fecundidade, mudança familiar e crise económica (2018-2022), decorrentes da auscultação de especialistas, profissionais e decisores nas áreas da família, infância, educação e saúde. Através da realização de 6 grupos focais, em diferentes regiões do país, procuramos conhecer as suas perspetivas sobre as dificuldades que hoje se colocam à procriação e à parentalidade; mas também as necessidades que identificam em termos de políticas públicas, se mais orientadas para a resolução das dificuldades que as famílias enfrentam na sua relação com o exterior, ou se mais orientadas para as dificuldades internas, no exercício da parentalidade.

Vanessa Cunha é socióloga e investigadora auxiliar do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, no GI LIFE. Investiga as mudanças na vida familiar no pano de fundo das transformações mais vastas da sociedade portuguesa: decisões reprodutivas e parentalidade, conciliação família-trabalho e políticas públicas, igualdade de género e masculinidades. Coordenou os projetos "O duplo adiamento: as intenções reprodutivas de homens e mulheres depois dos 35 anos" (2012-2015) e “PARENT – Procriação e Parentalidade em contexto de baixa fecundidade, mudança familiar e crise económica” (2018-2022). Atualmente integra a equipa do projeto "NETREP - Networks of reproduction in the complex planetary future: Intimacy, companionship and family building in Finland, Portugal, and Scotland” (2023-2027). Para além das atividades de investigação é docente do Doutoramento InterUniversitário em Sociologia (OpenSoc) e do Doutoramento em Ciências da População.