Exposição "BE F**KING PERFECT – The Pursuit of Excellence"

Qui . 15 Set . 00h00 a Sáb . 15 Out . 23h59
Galeria Óriq 2020
Exposição "BE F**KING PERFECT – The Pursuit of Excellence"

Exposição “BE F**KING PERFECT – The Pursuit of Excellence”

Galeria Óriq 2020, Lisboa

15 de setembro a 15 de outubro

Horário de abertura ao público:
Quinta-feira e sexta-feira: 16:00 — 20:00
Sábado: 10:00 — 20:00
Domingo: 10:00 — 13:00

É inaugurada a 15 de setembro a exposição “BE F**KING PERFECT – The Pursuit of Excellence”, que traz pela primeira vez a Portugal fotografias das artistas Evija Laivina (Letónia) e Jessica Ledwich (Austrália) que mostram a violência presente nos ideais de beleza e nos padrões hegemónicos da normatividade estética. É uma reflexão sobre os riscos ligados à procura da perfeição humana que resulta de um projeto de investigação coordenado por Chiara Pussetti, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Estará patente durante um mês na Galeria Óriq 2020, em Lisboa, com entrada livre.

Através da linguagem artística e visual, esta exposição apresenta os resultados do projeto EXCEL – Em busca da Excelência, desenvolvido por um grupo multidisciplinar de investigadores do ICS-ULisboa (Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa) e da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa coordenado por Chiara Pussetti, doutorada em Antropologia Cultural pela Universidade de Turim (Itália) e docente no doutoramento em Antropologia da Universidade de Lisboa, que durante os últimos anos se tem dedicado a investigar a prática do melhoramento humano em Portugal, abordando temas como as heranças coloniais na indústria da estética, as práticas anti-envelhecimento, o aperfeiçoamento cognitivo, as manipulações hormonais, a bioética, a medicina cosmética e a cirurgia plástica, a realidade DIY (faça você mesmo) e o biohacking.

“BE F**KING PERFECT – The Pursuit of Excellence”, com curadoria de Chiara Pussetti, apresenta as  fotografias da artista letã Evija Laivina e da artista australiana Jessica Ledwich que, pelos seus trabalhos, receberam respetivamente os prémios Lens Culture Student Spotlight Portrait Award (2017) e Fast Track do British Journal of Photography (2021). De Laivina, serão apresentadas imagens das séries fotográficas “Everything is Going to Be Awesome”, “Beauty Warriors” e “Fat Series”. Já Ledwich apresenta fotografias do seu premiado ensaio “Monstruos-feminine”.

Para além do trabalho destas fotógrafas, a exposição apresenta de forma criativa alguns dos resultados da pesquisa desenvolvida pelo grupo de investigadores do EXCEL e o documentário em curta-metragem "Crónicas da Excelência - Nos Labirintos da (im)Perfeição", realizado pelo antropólogo visual e realizador Francesco Dragone. Haverá ainda debates, tertúlias e eventos gratuitos e abertos ao público, onde serão abordados os temas centrais do projeto com a presença de investigadores, opinion makers. artistas e intelectuais nacionais e internacionais. A programação completa pode ser acompanhada no site do projeto.

Informações mais detalhadas na notícia.