"Etnografias experimentais, experimentar etnografias: reflexões nas margens da prática etnográfica"

Seminários e Workshops
Qua . 30 Mar . 14h30 a 16h30
Online
Francesca de Luca

Francesca de Luca, doutoranda no Instituto de Ciências Sociais, trabalha em projetos que conjugam arte e etnografia (ethnography-based art), investigando metodologias etnográficas e criativas experimentais. Neste momento integra a equipa de investigação do projeto "EXCEL. Em busca da excelência" – coordenado por Chiara Pussetti, e financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e acolhido pelo ICS - Universidade de Lisboa. Título : Etnografias experimentais, experimentar etnografias: reflexões nas margens da prática etnográfica.

Francesca de Luca: Nesta conversa desejo partilhar a experiência de algumas inquietações e desconfortos do trabalho de campo – aproximações e distâncias com participantes na pesquisa, temporalidades não alinhadas e linguagens em falta – que me têm levado a explorar maneiras de fazer e pensar a etnografia na margem das práticas “ortodoxas”. Etnografias experimentais, práticas de pesquisa colaborativas, ethnographic-based art, são aqui pensadas como formas de procura de uma estética da etnografia, de uma etnografia que passa pelos sentidos.

Leituras a serem divulgadas aos inscritos na sessão: Elias, H. e De Luca, F. 2019. “Atlas: matrix. Diary of a collaborative practice”, GIS - Gesto, Imagem E Som - Revista De Antropologia, São Paulo, v. 4, n.1, p. 72-90. Estalella A. E Sánchez Criado, T. 2018. Experimental Collaborations. Ethnography through Fieldwork Devices. New York: Berghahn

Pré-inscrição na sessão:  giuliacavallo@campus.ul.pt

+ Info: https://ics-antropologia.pt/oficina-etnografia.php