Escola "Análise de Dados Qualitativos Assistida por MAXQDA"

Outros
Seg . 19 Jun . 18h00 a Sex . 23 Jun . 21h00
ICS-ULisboa
Escola "Análise de Dados Qualitativos Assistida por MAXQDA"
Organização: 
Vítor Sérgio Ferreira e Francisco Freitas

O objetivo central deste curso é facultar uma formação em análise de dados qualitativos assistida pelo software MAXQDA, que garanta um conhecimento das principais ferramentas e recursos atualmente disponíveis, assim como das principais tendências nesta área. Uma componente conceptual e epistemológica forte e diversificada, será combinada com uma formação prática e operacional, que permitirá aos participantes apreender as opções existentes e dessa forma direcionarem corretamente o seu trabalho.

Será dado destaque particular à análise de conteúdo enquanto abordagem metodológica capaz de dialogar com uma ferramenta microinformática de suporte ao processo de investigação e de análise de dados. 
Neste curso, haverá espaço para a realização de operações com os tipos ou origens de dados mais comuns, incluindo entrevistas, grupos focais, imagens, dados tabulados, diplomas legais, recolhas de imprensa, referências bibliográficas, ficheiros de áudio ou vídeo, ou ainda dados advindos de novas fontes de dados digitais, tais como páginas internet ou redes sociais. Atividades de prática assistida serão combinadas com um conjunto alargado de materiais de suporte, incluindo a disponibilização de tutoriais detalhados para referência futura.

Datas

19 a 23 de junho de 2023 (18:00h -21:00h)

Data limite de candidatura

9 de junho de 2023

Destinatários

O curso destina-se estudantes do ensino superior, a docentes, a investigadores, a quadros superiores de empresa, a especialistas de diferentes áreas (e.g. marketing, pesquisa de mercado, recursos humanos, sondagens de opinião entre outros), que pretendam obter conhecimentos em termos de metodologia de investigação científica na análise de dados qualitativos e que utilizem ou pretendam vir a utilizar aplicações para a realização de análise de dados qualitativos de diferente tipologia.

Para mais informações, consulte a página do curso.