Conferência Anual ICS: «What urban futures? From crisis to hope»

Conferências e Colóquios
Qui . 6 Jun h (Todo o dia)
Auditório Sedas Nunes | ICS-ULisboa
Conferência Anual ICS: «What urban futures? From crisis to hope»
Vários

Já se encontra aberto o período de inscrições para participar na Conferência Anual do ICS-ULisboa que, na edição de 2019, debaterá entre 03 e 06 de junho o tema «What urban futures? From crisis to hope», com a participação do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, entre outros ilustres oradores.
O implacável processo de urbanização está a moldar e a reformular o nosso planeta e a contribuir para múltiplas crises (ambientais, económicas, sociais e políticas, para citar algumas) que estão profundamente interligadas com processos globais de acumulação financeira, transformação espacial e reprodução social. Nas discussões gerais, o urbano é concebido como o lugar onde a inovação, a acumulação e o consumo acontecem cada vez mais; onde a injustiça, a violência, a alienação e o distanciamento são mais visíveis, mas também onde a organização política e a solidariedade florescem. Consistente com esta perspetiva, múltiplas vozes pediram uma devolução de poder às cidades - incluindo inteletuais bem conhecidos como Richard Florida e Bruce Katz, bem como ainda a rede municipalista Fearless Cities, liderada pela edil de Barcelona, Ada Colau.
São necessárias novas sementes de esperança, se quisermos atravessar estes tempos voláteis e contribuir com elementos de uma nova visão para um futuro planetário urbano. Em consonância com as perspetivas críticas das Ciências Sociais, a edição de 2019 da Conferência Anual do ICS-ULisboa propõe uma reflexão sobre o futuro urbano e o seu futuro radicalmente aberto, concentrando-se nas dimensões processual e relacional de quatro tópicos: Política, Direitos, Natureza e Tecnologia. A Conferência reunirá pensadores de renome e jovens académicos para discutir os desafios atuais e a esperança do nosso presente e futuros urbanizados. Ao longo de quatro tardes, a discussão ocorrerá em três tipos de sessões (consultar programa).

Organizado por Urban Transitions Hub - parte do GI Ambiente, Território e Sociedade, em cooperação com o H2020 project ROCK.

Comité Científico: Olivia Bina (coordenadora), Alda Azevedo, Marco Allegra, Luís Balula, Roberto Falanga, Mariana Liz, João Mourato, Pedro Figueiredo Neto, Mafalda Nunes, Lavinia Pereira e Simone Tulumello.

Programa

Entrada Livre (registo obrigatório)

Acompanhe a conferência em directo aqui.