"Ciclo de palestras: História da África em debate"

Seminários Ciência & Império
Ter . 13 Abr . 17h00 a Ter . 23 Nov . 18h00
INSCRIÇÕES P/ 1ª SESSÃO ATÉ 11 ABRIL
"Ciclo de palestras: História da África em debate"
Organização: 
ICS-ULisboa e UERJ/UFRJ [17h de Lisboa; 14h de Brasília]

1ª SESSÃO

Estão abertas as inscrições para a primeira sessão do ciclo de palestras "História da África em debate", que contará com a palestra de Michel Cahen. As inscrições estão abertas até 11 de abril e poderão ser feitas pelo link: https://rb.gy/0k6ph0  Os inscritos receberão um link para acessar ao texto base da sessão ("Do ultramar ao pós-colonial. Reflexões de um historiador sobre Moçambique contemporâneo nos arquivos de Portugal e Moçambique") e, no dia 12 de abril, o link Zoom do evento que acontece a 13 abril.​

 

CICLO DE PALESTRAS

O ciclo de palestras "História da África em debate", organizado pelo Grupo de Investigação Impérios, Colonialismo e Sociedades Pós-Coloniais do ICS-ULisboa e o grupo de pesquisa Áfricas UERJ/UFRJ, tem como objetivo debater as experiências, práticas e metodologias de pesquisa no campo da História da África. Serão, ao todo, seis encontros, ao longo de 2021, que pretendem trazer perspectivas singulares, assim como novos olhares para temáticas historiográficas clássicas. Cada encontro contará com o debate de um texto do/a palestrante convidado, previamente disponibilizado ao público inscrito no ciclo. As inscrições para cada uma das sessões serão feitas via formulários online disponíveis em nossa página do Facebook (https://www.facebook.com/Africa.em.debate/). O ciclo decorrerá via plataforma Zoom, às 14h (Brasília), com a necessidade de inscrição prévia e serão fornecidos certificados. 

Programação:

1. Michel Cahen (Centre National de la Recherche scientifique). Tema: Arquivos coloniais e pós-coloniais. Data: 13 de Abril.

2. Marissa Moorman (Indiana University). Tema: Rádio, lutas de libertação e nação. Data: 18 de Maio.

3. Liazzat J. K. Bonate (University of the West Indies). Tema: Literacia em contextos islâmicos africanos. Data: 15 de Junho.

4. Helder Pedro Alicerces Bahu (ISCED - Huila). Tema: Ciências Sociais e colonialismo. Data: 14 de Setembro.

5. Catarina Laranjeiro (IHC-NOVA). Tema: Cinema, lutas de libertação, nação e pós-colonialismo. Data: 19 de Outubro.

6. Rita Chaves (USP). Tema: Literatura, escrita de si e o passado africano. Data: 23 de Novembro.

O ciclo conta com o apoio do projeto INDICO – Arquivos coloniais nativos: micro-histórias e comparações financiado através de fundos nacionais pela FCT, Fundação para a Ciência e Tecnologia (referência PTDC/HAR-HIS/28577/2017), e sediado no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.

Coordenação: Matheus Serva Pereira (ICS-ULisboa).

Organização: Alexandre Reis (UFF); Marilda Flores (UNIRIO); Camila Dias da Costa (UERJ); Carolina Bezerra Machado (UNIRIO); Priscila Henriques Lima (UERJ)