Ameríndia - Percursos do Cinema Indígena no Brasil
Tem lugar nos próximos dias 13-17 de março de 2019 a Mostra Ameríndia - percursos do cinema indígena no Brasil, na sala Polivalente do Museu Calouste Gulbenkian, em Lisboa, da qual o ICS-ULisboa é co-produtor.
O programa da Mostra Ameríndia integra uma multiplicidade de experiências, para além do convencional no cinema.
A inédita presença de quatro realizadores indígenas, Zezinho Yube, Maria Dalva Manduca Mateus Kaxinawá (Ayani), Patrícia Ferreira, Alberto Álvares, assim como a vinda do curador e ativista Ailton Krenak e da artista plástica e ativista Daiara Tukano, é um elemento enriquecedor do programa, possibilitando uma maior interação com o público.
A Mostra inclui ainda um ciclo de conversas e debates que funciona como instrumento de difusão do conhecimento sobre os povos ameríndios, o seu cinema, cosmovisões e lutas na atualidade.
Produção: Museu Calouste Gulbenkian | Apordoc/DocLisboa | CHAM | CRIA | ICS-ULisboa | IHA
Curadoria: Ailton Krenak, Ana Carvalho, Fred Maia, Inês Beleza Barreiros, Joana Gusmão, Miguel Ribeiro, Pedro Cardim, Rita Natálio, Rodrigo Lacerda, Susana de Matos Viegas, Thais Brit, Vincent Carelli




