"Advocacia baseada em Dados sobre perceções de Corrupção"

Workshops
Qui . 17 Fev . 14h00 a Sex . 18 Fev . 16h00
ONLINE
"Advocacia baseada em Dados sobre perceções de Corrupção"

Neste workshop   vão discutir-se os cuidados a ter na elaboração de questões relacionadas com o fenómeno da corrupção, apresentará também uma proposta de roadmap para a construção de inquéritos mais robustos e termina com sugestões de análise de dados a partir da recolha de informações contidas nos inquéritos.

Queremos discutir o que funciona e o que falta para aprofundar o nosso conhecimento sobre os entendimentos, percepções e atitudes sociais face à corrupção.

Assim, o Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, em colaboração com a Transparência Internacional Portugal, anuncia o workshop Advocacia baseada em Dados sobre Percepções de Corrupção/ Corruption Perceptions Data Driven Advocacy, nos próximos dias 17 e 18 de Fevereiro de 2022.

Esta iniciativa é organizada sob o auspício do projecto EPOCA  “Corrupção e crise económica, uma combinação perigosa: compreender as interacções processo-resultado na explicação do apoio à democracia, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), Portugal, referência: PTDC/CPO-CPO/28316/2017”.

O workshop é gratuito mas prevê inscrições aqui.

 

Oradores convidados

Luís de Sousa é investigador do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Doutorou-se em Ciências Sociais e Políticas pelo Instituto Universitário Europeu de Florença em Julho 2002, com uma tese sobre políticas públicas de combate à corrupção. É consultor internacional e investigador correspondente da Comissão Europeia neste domínio. Foi sócio fundador e presidente da Transparência e Integridade – Portugal (TI-PT), capítulo português da Transparency International.

Gustavo Maciel está inscrito no programa de doutoramento em Política Comparada no Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa, Portugal. Está actualmente a desenvolver a tese sobre tolerância para a corrupção, financiada pelo Programa de Bolsas de Doutoramento da Universidade de Lisboa (Bolseiro nº 746/2018). Tem mestrado em Ciência Política pela Universidade de Aveiro, Portugal e licenciatura em Economia pela Universidade de Brasília, Brasil.

Felippe Clemente é investigador pós-doutorado no Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa. Obteve o seu doutoramento em Economia Aplicada na Universidade Federal de Viçosa, Brasil, em 2016, com uma tese sobre Evasão Fiscal: Ensaios sobre a Evasão Fiscal. Foi recrutado como investigador internacional em Goethe Frankfurt University, Alemanha em 2015. As suas pesquisas actuais os interesses centram-se na corrupção e na crise económica, na evasão fiscal e na economia do crime na Europa e no estrangeiro.