5th International European Social Survey Conference

Conferências e Colóquios
Seg . 8 Jul . 00h00 a Qua . 10 Jul . 00h00
ISCTE-IUL e ICS-ULisboa
5th International European Social Survey Conference

A 5ª Conferência Internacional do European Social Survey-ERIC terá lugar no ICS - Universidade de Lisboa e no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, de 8 a 10 de julho de 2024.

A conferência celebra os 20 anos de produção de dados ESS para a comunidade científica e ocorre num momento de preparação para alterar a metodologia de recolha de dados em 2027.

Fornecer dados que meçam atitudes e comportamentos para apoiar políticas baseadas em evidências empíricas é uma tarefa importante, tanto quanto os dados que apoiam uma economia próspera. Ao contribuir para a sensibilização sobre as semelhanças e diferenças entre e dentro dos países europeus, e para a forma como podem mudar ao longo do tempo, o EES proporciona uma fonte vital de evidências empíricas. Neste sentido, os dados do ESS proporcionam um mecanismo de defesa crucial contra o aumento da desinformação e ajudam na criação de um conjunto de dados empíricos disponível para académicos e decisores políticos – a nível europeu, nacional e local – para promover uma sociedade justa e equitativa.

A Europa enfrenta novos e velhos desafios, onde se incluem os efeitos das alterações climáticas, a guerra na Ucrânia, a imigração e a integração, a digitalização, as questões relacionadas com a pandemia, o aumento do custo de vida, o envelhecimento da população e as crescentes desigualdades na saúde. É no âmbito destes desafios que os académicos que realizam investigação utilizando dados do ESS são convidados a juntar-se a nós para abordar estas questões, incidindo o debate sobre as atitudes europeias e as condição sociais entre e dentro dos países, bem como ao longo do tempo. Esta conferência será uma oportunidade para que os utilizadores de dados do ESS se reúnam e apresentem os resultados científicos que resultam da análise de  séries temporais de dados transnacionais de alta qualidade.

Para mais informação, consulte o site do evento.