VI Escola de Verão em Sustentabilidade: Os Desafios da Transição Energética
VI Escola de Verão em Sustentabilidade: Os Desafios da Transição Energética
OBJETIVOS GERAIS
- Promover a temática da sustentabilidade e a sua integração na tomada de decisão no quotidiano, junto dos responsáveis técnicos de diferentes organizações e instituições, de forma a capacitá-los para responderem aos desafios que a construção de uma sociedade sustentável implica.
- Promover a reflexão e a partilha de soluções que assegurem uma transição justa para uma economia neutra em carbono e assente nos princípios da sustentabilidade, num momento chave para a UE e para os Estado-Membros ao nível da disponibilização de recursos e da sua articulação com uma nova agenda política.
- Explorar as interligações entre ciência, economia, gestão, política e sociedade e promover o contacto entre diferentes especialistas e interlocutores que representam diferentes quadrantes da sociedade.
- Criar as condições para que os participantes de diferentes áreas explorem propostas diversas e possam estabelecer redes de contacto para futuras intervenções em prol da construção de uma sociedade sustentável.
- Afirmar a Escola de Verão em Sustentabilidade como uma iniciativa de relevante interesse para a sociedade portuguesa, pelo seu contributo específico em abrir novos horizontes e dotar os participantes de novas ferramentas e capacidades para compreender a complexidade e a natureza inter-relacional da sociedade atual e futura.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Em 2022 a VI Escola de Verão sobre Sustentabilidade será realizada em parceria com a APREN – Associação Portuguesa de Energias Renováveis e promoverá a problematização e a reflexão em torno dos desafios que um novo modelo energético como se preconiza atualmente – assente nos princípios da suficiência, eficiência, fontes renováveis, neutralidade climática, justiça e bem-estar – coloca à sociedade.
O contexto de guerra torna ainda mais premente e evidente a necessidade de alterarmos o nosso paradigma energético. Durante esta semana intensiva serão abordados os temas da pobreza energética, da reabilitação de edifícios, da produção renovável e descentralizada, das comunidades energéticas, mas sem esquecer os prosumidores, e o papel que as ciências sociais podem desempenhar na necessária alteração de práticas que terá de acontecer e na procura dos equilíbrios sociais tão necessários, quanto complexos. Será ainda debatida a necessidade de conceitos mais desafiadores como o de suficiência e a descodificação do nosso complexo sistema de uso da energia, que vai muito para além dos combustíveis usados para a nossa mobilidade.
12 de setembro | ||
1.ª Sessão | Apresentação e Enquadramento | |
Apresentação e Enquadramento |
Luísa Schmidt, João Guerra - OBSERVA/ICS-ULisboa Susana Fonseca - ZERO Pedro Amaral Jorge - APREN |
|
Escalas Internacional, europeia e nacional |
DG-ENER Francisco Ferreira - ZERO Carlos Pimenta - APREN |
|
2.ª Sessão | PRR e a Reabilitação de Edifícios | |
Apoio financeiro à reabilitação de edifícios | ADENE | |
Exemplo de Espanha |
Javier Tobias e Cecília Foronda - ECODES |
|
Exemplo de Itália | Ellena Allegrini - ENEA | |
A abordagem passiva | FCUL |
13 de setembro | ||
3.ª Sessão | Pobreza Energética | |
Enquadramento | João Pedro Gouveia - FCT-NOVA | |
A perspetiva da saúde pública | Armando Brito de Sá - ISAMB, e ACES-Arrábida | |
Estratégia Nacional de combate à pobreza energética | Secretaria de Estado do Ambiente e da Energia | |
4.ª Sessão | Prosumo - consumir a energia que se produz | |
O caso de uma indústria | ||
Experiência de um prosumidor | Vitor Cóias - Gecorpa | |
Comunidade de Energia | Guilherme Luz - Coopérnico |
14 de setembro | ||
5.ª Sessão | O futuro do sistema energético | |
O roteiro para a Neutralidade Carbónica | Pedro Martins Barata - Get2c | |
O papel das cooperativas de energia | Dirk Vansintjan - RESCOOP | |
6.ª Sessão | Mobilidade - o desafio da transição | |
Mobilidade - o desafio da transição |
José M. Viegas - TIS-ULisboa Mário Alves - Estrada Viva/MUBI Tiago Farias - IST-ULisboa |
15 de setembro | ||
7.ª Sessão | Visita a um parque fotovoltaico | |
8.ª Sessão | Visita a uma comunidade de energia |
16 de setembro | ||
9.ª Sessão | Modelos inovadores | |
O caso de uma autarquia | Câmara Municipal de Cascais | |
Empresa de serviços de energia | ||
O caso do Pego - mudança e perspetiva | Pedro A. Fernandes - ENDESA | |
10.ª Sessão | Balanço e Avaliação | |
Conferência Final | Sophie Howe - the Wales Commissioner for Wellbeing and Future Generations | |
Avaliação de Escola de Verão | ||
Debate e conclusões |
Candidaturas
Candidaturas: Até dia 06/09/2022
Candidaturas exclusivamente online através do FenixEdu: https://fenix.ics.ulisboa.pt.
Caso já possua uma conta no ICS deverá utilizar as suas credenciais Campus/Edu para realizar a candidatura. Poderá recuperar o acesso à conta ULisboa em: https://utilizador.ulisboa.pt.
Caso nunca tenha sido estudante do ICS, deverá realizar o registo em: https://fenix.ics.ulisboa.pt/accountCreation.
Caso não se recorde dos dados de acesso ao Fénix do ICS, deverá recuperar o acesso em: https://fenix.ics.ulisboa.pt/passwordResetRequest.
A candidatura tem um custo de 10 €.
Admissão
Emolumentos
Taxa de Candidatura: 10 €
Taxa de Inscrição (que inclui o seguro escolar): 25 €
Taxa de Frequência:
Comunidade ICS | Estudantes | ONG: 150€
Setor Público: 250€
Público em Geral: 300 €

