História da Caixa Geral de Depósitos

Por altura da revolução republicana de 1910, a Caixa Geral de Depósitos era um dos vértices do sistema financeiro público português. Essa posição de relevo implicava um grande interesse por parte dos governos nacionais na condução dos destinos desta instituição pública. Essa atenção manteve-se ao longo dos períodos da República e do Estado Novo, analisados neste volume. Assim, a história da Caixa é também uma história das formas de actuar dos governos portugueses na área financeira. E trata-se de uma parte da história política nacional com significado especial, dada a importância das questões financeiras na acção dos governos em Portugal, porventura maior do que acontece em países com instituições financeiras à data mais desenvolvidas e com problemas menos graves de financiamento da actividade governativa.

Entidades:
Caixa Geral de Depósitos

Este projecto tem como principal objectivo a redacção de uma monografia sobre a evolução da Caixa Geral de Depósitos entre 1910 e 1974.
Rita Almeida de Carvalho
Ana Mónica Fonseca