Terras de Sol e de Vento

Formato:
Capa Mole
24,00 €21,60 €

Perante desafios sociais tão prementes como as alterações climáticas e a escassez de fontes de energia convencionais, as energias renováveis tendem a assumir um papel cada vez mais importante. Promover a transição para um modelo energético sustentável tornou-se uma prioridade política, económica e social. Este livro pretende contribuir para o debate científico e cívico sobre a dimensão social das energias renováveis, com particular destaque para as energias eólica e solar. Ao longo do livro passam-se em revista as dimensões política, económica, ambiental, científica, mediática e de opinião pública sobre as energias renováveis, tanto a nível nacional como local, nomeadamente através da análise de quatro estudos de caso nos sectores eólico e solar em diferentes zonas do país. São examinados os processos de desenvolvimento de políticas e incentivos, de planeamento e tomada de decisão sobre localizações específicas, de gestão de interesses e valores divergentes, sendo dado especial enfoque ao recurso ao aconselhamento de peritos, ao uso de argumentação científica e à participação dos cidadãos nos processos deliberativos.

Capítulo 1 - Introdução p. 19
Capítulo 2 - Ações e discursos políticos sobre as energias renováveis  p. 49
Capítulo 3 - As energias renováveis nos media e na opinião pública p. 97
Capítulo 4 - A investigação em energias renováveis num sistema semiperiférico  p. 139
Capítulo 5 - Terras do vento: os estudos de caso sobre parques eólicos p. 165
Capítulo 6 - Terras do sol: o estudo de caso da central solar  p. 199
Capítulo 7 - Participação pública nos processos de decisão sobre energias renováveis p. 223
Capítulo 8 - Energias renováveis e desenvolvimento local em meio rural p. 263
Capítulo 9 - Perceções sociais da energia a nível local  p. 317
Capítulo 10 - Conclusões gerais  p. 353
Bibliografia p. 363

Ana Delicado, socióloga, Investigadora Auxiliar do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e vice-coordenadora do Observa. Trabalha principalmente na área dos estudos sociais de ciência. Tem desenvolvido multiplas atividades de envolvimento do público com as ciências sociais.