Sofrimento psíquico e linguagens da cura em Moçambique
20,00 € | 18,00 € |
Este livro explora o papel da medicina tradicional no setor da saúde mental em Moçambique, analisando os saberes e as técnicas dos diversos atores envolvidos e as suas relações dentro do sistema de saúde mais amplo e do conjunto dos recursos disponíveis.
Através de diversas colaborações etnográficas, pretende esclarecer as formas do sofrimento psíquico e as convergências e divergências nas práticas dos diferentes atores chamados a intervir. Os autores partem de uma definição ampla do conceito de saúde mental na abordagem dos problemas e das perspetivas de colaboração entre profissionais do âmbito psiquiátrico e os praticantes de intervenções complementares, como os médicos tradicionais e os especialistas religiosos.
As situações examinadas abrangem diversas áreas da experiência terapêutica e para além dela: as características das diferentes práticas e os percursos existenciais e formativos dos seus representantes; o papel das chamadas terapias religiosas (igrejas africanas e neoevangélicas, irmandades sufi e novas terapias conscientemente inspiradas no Islão) e as categorizações locais; a organização do sistema psiquiátrico e os itinerários terapêuticos dos pacientes e das suas famílias.
Sofrimento Psíquico e Linguagens da Cura em Moçambique apresenta um quadro amplo e atualizado dos recursos disponíveis, das experiências dos pacientes e dos terapeutas, das possibilidades e dos limites no estabelecimento de uma colaboração eficaz.
Índice Notas sobre os autores |
p. 13 |
Sofrimento psíquico e linguagens da cura em Moçambique: para um diálogo que permaneça incumprido Francesco Vacchiano |
p. 17 |
PARTE I Temas e problemas Capítulo 1 Saberes médicos locais e psiquiatria: os desafios de uma integração impossível e as promessas de um encontro a inventar Roberto Beneduce |
p. 45 |
Medicina e colonialismo | p. 50 |
Os nós de um marxismo apressado: espíritos, armas e política | p. 55 |
A colaboração com a medicina tradicional: um duelo epistemológico e político | p. 63 |
Referências bibliográficas | p. 70 |
Capítulo 2 Atas do espírito: a Organização Mundial de Saúde e as suas formas de instituir a espiritualidade Rodrigo Toniol |
p. 75 |
Espiritualidade institucionalizada e a política da espiritualidade | p. 77 |
Documentos instituídos, documentos instituintes | p. 83 |
Espiritualidade dos outros | p. 84 |
Espiritualidade de todos | p. 93 |
Comentários finais: a espiritualidade de todos testada | p. 106 |
Referências bibliográficas | p. 109 |
PARTE II Etnografias Capítulo 3 «É preciso limpar o cérebro»: medicina tradicional e tratamento de pacientes de saúde mental em Moamba Jonas Mahumane |
p. 113 |
Introdução |
p. 113 |
Local de estudo |
p. 115 |
Contexto teórico — medicina tradicional e saúde mental em Moçambique | p. 117 |
Situação dos pacientes de saúde mental em Moamba | p. 121 |
Práticas e itinerários terapêuticos no contexto de Moamba | p. 124 |
Considerações finais | p. 127 |
Referências bibliográficas | p. 128 |
Capítulo 4 Crianças (irre)quietas e pais isolados: práticas parentais, infância e saúde em Moçambique Francesca Cancelliere |
p. 131 |
Introdução |
p. 131 |
Infâncias especiais |
p. 135 |
Proteção na infância | p. 137 |
O diagnóstico biomédico | p. 141 |
Crianças «trabalhadas» | p. 144 |
Pais preocupados e crianças irrequietas | p. 147 |
Considerações finais | p. 149 |
Referências bibliográficas | p. 150 |
Capítulo 5 O «trabalho de Zione»: as práticas terapêuticas das igrejas Zione em Maputo, Moçambique Giulia Cavallo |
p. 153 |
Introdução | p. 154 |
As igrejas zione contemporâneas em Maputo e Matola | p. 156 |
Os «espíritos da tradição» e a interpretação da aflição no Sul de Moçambique | p. 162 |
O «trabalho de Zione», o poder espiritual através da matéria | p. 172 |
Conclusão | p. 182 |
Referências bibliográficas | p. 186 |
Capítulo 6 Estética iurdiana e sofrimento psíquico: notas sobre a atuação da Igreja Universal do Reino de Deus em Maputo, Sul de Moçambique Clayton Guerreiro |
p. 191 |
Introdução | p. 191 |
Estética e tratamentos espirituais |
p. 198 |
Saúde mental e comunidade universal | p. 204 |
Considerações finais | p. 212 |
Referências bibliográficas |
p. 213 |
Capítulo 7 A pluralidade das terapias de tradição islâmica: políticas e práticas do corpo e da subjetividade Francesco Vacchiano |
p. 217 |
Introdução | p. 217 |
O islão em Moçambique | p. 223 |
Diferenças religiosas e a sua influência na terapia | p. 226 |
Atores e formas de tratamento | p. 237 |
Conclusões | p. 257 |
Referências bibliográficas | p. 259 |
Capítulo 8 Repensar a ordem cultural das coisas: para uma etnopsiquiatria em construção em Moçambique Simona Taliani |
p. 263 |
Trocas de experiências sobre o desafio do tratamento dos transtornos psíquicos | p. 263 |
Discurso contra a folclorização da cultura | p. 267 |
Mães suficientemente más: ou a etnopsiquiatria utilizada inapropriadamente | p. 272 |
Sofrimento psíquico e migração entre Moçambique e Itália | p. 278 |
História de Leonard: «só quero viver uma vida normal» | p. 284 |
Conclusões | p. 288 |
Referências bibliográficas | p. 290 |
Francesco Vacchiano é professor associado da Universidade Ca’ Foscari de Veneza e investigador associado do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. É antropólogo, psicólogo clínico e terapeuta familiar, com interesse em migrações históricas e contemporâneas, antropologia médica e psicológica, processos de construção das fronteiras na Europa (que incluem burocracias e políticas de cidadania e de «gestão» da imigração), sociedades e instituições do Norte de África (com particular referência à experiência social dos jovens), medicinas tradicionais e saúde mental em Moçambique.