Quem Governa a Europa do Sul?

ISBN:
978-972-671-184-1
Ano da primeira edição:
Data de publicação:
2012/Mar
Dimensão:
Nº Páginas:
Formato:
Capa Mole
18,90 €17,01 €

Nos sistemas políticos modernos, os ministros são actores fundamentais na arena do poder, na medida em que ocupam um lugar estratégico de comando, de onde emanam continuamente decisões vitais. Este livro constitui a primeira análise empírica e comparativa da composição e dos padrões de recrutamento das elites ministeriais de sucessivos regimes políticos nos quatro principais países da Europa do Sul, desde meio do século XIX até ao final do século XX.

Apresentação p.15
Capítulo I - Os ministros portugueses, 1851-1999. Perfil social e carreira política
Pedro Tavares de Almeida e António Costa Pinto
p.19
Capítulo II - Ministros e regimes em Espanha: da Primeira à Segunda Restauração, 1874-2002
Juan J. Linz e Miguel Jerez, com Susana Corzo
p.59
Capítulo III - Os ministros em Itália: notáveis, dirigentes partidários, tecnocratas e homens dos media
Maurizio Cotta
e Luca Verzichelli
p.137
Capítulo IV - A elite ministerial da Grécia, 1843-2001
Dimitri A. Sotiropoulos e Dimitris Bourikos
p.175
Conclusão - As elites ministeriais na Europa do Sul. Continuidades, mudanças e comparações
Nancy Bermeo
p.231
Índice remissivo  p.257

António Costa Pinto, investigador coordenador no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. As suas obras têm incidido sobretudo sobre o autoritarismo e fascismo, as transições democráticas  e a "justiça de transição"  em Portugal e na Europa. A longevidade do Estado Novo português levou-o inicialmente ao estudo comparado dos sistemas autoritários. Mais recentemente dedicou-se ao estudo do impacto da União Europeia na Europa do Sul. Outro tema a que se tem dedicado é o das elites políticas e as mudanças de regime. É autor de mais de 50 artigos em revistas académicas portuguesas e internacionais. Foi consultor científico do Museu da Presidência da República portuguesa e tem colaborado regularmente na imprensa, rádio e televisão.

«Quem Governa a Europa do Sul? é uma análise fascinante que deve ser lida por todos os que se interessam pela evolução dos governos».
Jean Blondel, Instituto Universitário Europeu

«Este livro apresenta um rico manancial de dados empíricos que proporciona muita matéria para reflexão».
Suzanne Keller, Universidade de Princeton

«Este livro é um contributo fundamental para o nosso conhecimento da circulação das elites e das mudanças de regime político no período histórico contemporâneo».
John Higley, Presidente do Comité de Investigação sobre Elites Políticas da Associação Internacional de Ciência Política (IPSA)

«Este excelente conjunto de análises originais [...] traça um retrato aprofundado das continuidades e transformações políticas na Europa do Sul».
Gianfranco Pasquino, West European Politics (2004)

«Este livro constitui um importante passo em frente no esforço de compreensão do desenvolvimento político da Europa do Sul».
Giulio Sapelli, Journal of Southern Europe and the Balkans (2004)

«Um ambicioso e utilíssimo retrato das minorias dirigentes que, em quatro países da Europa do Sul, protagonizaram século e meio de mudanças de regime, industrialização e transformações sociais e culturais». Francisco Luque Castillo, Revista Española de Ciencia Política (2007)

Carrinho de compras

O seu carrinho de compras está vazio.