Casal Ventoso: da Gandaia ao Narcotráfico

Casal Ventoso: da Gandaia ao Narcotráfico
Marginalidade Económica e Dominação Simbólica em Lisboa
Autor(es): 
Categoria: 
ISBN: 
978-972-671-310-4
Idioma: 
Português
Ano da primeira edição: 
1999
Data de publicação: 
2013/Jan
Dimensão: 
23x16
Nº Páginas: 
375
Coleção: 
Estudos e Investigações
Formato: 
Capa Mole
22,00 €19,80 €

A chegada do autor desta investigação ao Casal Ventoso, em Lisboa, coincidiu com o período em que o bairro se tornou conhecido como o maior «hipermercado da droga» do país. Durante muito tempo a explicação para essa situação foi atribuída ao seu carácter de gueto e à existência de uma cultura local desviante. Este estudo revela novos dados sobre aquela região e permite um melhor conhecimento dos comportamentos da sua população, designadamente os relacionados com a proliferação do narcotráfico. O livro permite também repensar, à luz da actualidade, temas clássicos das ciências sociais como a marginalidade, o desvio e a exclusão.

 

Prefácio p.15
Capítulo 1 - Introdução: no interior da cidade p.19
Capítulo 2 - O Casal Ventoso na construção da cidade p.37
Capítulo 3 - O Casal Ventoso no sistema urbano: 1902-1980 p.53
Capítulo 4 - O Casal Ventoso no sistema urbano: 1980-1995 p.93
Capítulo 5 - «Estilos de vida» — as dinâmicas centrais da diferenciação interna p.115
Capítulo 6 - «Estilos de vida» e ilegalidade  p.155
Capítulo 7 - Narcotráfico e tendências de alteração da estrutura interna no presente p.175
Capítulo 8 - A construção da comunidade num contexto de narcotráfico p.215
Capítulo 9 - Transformação da comunidade de representações p.241
Capítulo 10 - Conclusão p.265
Capítulo 11 - Do interior da cidade para a teoria sociológica: perguntas e respostas acerca do Casal Ventoso p.281
Apontamentos fotográficos p.307
Bibliografia p.311
Índice remissivo p.321
Índice de autores p.327

 

Miguel Chaves é professor auxiliar do Departamento de Sociologia da FCSH- Universidade Nova de Lisboa. O seu trabalho tem incidido sobre a Sociologia do trabalho, Sociologia da cultura, Sociologia da juventude, Sociologia urbana, Sociologia do desvio.

Carrinho de compras

O seu carrinho de compras está vazio.