Formação de Utilizadores

Formação de Utilizadores

Apresentação

A biblioteca promove no inicio de cada ano letivo e em articulação com o Gabinete de Pós-graduação, a apresentação dos serviços e valências que tem para oferecer.
Ao longo do ano e de modo a promover as competências de literacia de informação e a responder de forma proactiva às solicitações do corpo de investigação e alunos do ICS, a Biblioteca desenvolve ações de formação de apoio à comunidade, relativas a pesquisas bibliográficas no Catálogo Bibliográfico Aleph/SIBUL e motor de busca Ebsco Discovery Service (EDS), bem como em bases de dados assinadas. Software de gestão bibliográfica Mendeley. Presta ainda apoio na criação dos perfis de investigação. As mesmas são sempre por marcação prévia através do mail biblioteca@ics.ul.pt

Pesquisas bibliográficas

Pretende dar a conhecer ao utilizador, todos os recursos bibliográficos que a biblioteca disponibiliza, de modo a conduzi-lo a uma maior autonomia na resolução das suas necessidade e otimização de tempo.
O número de utilizadores é o máximo de 3 por sessão, e mínimo de 1.

Software de gestão bibliográfica Mendeley

Pretende dotar o utilizador de conhecimentos que lhe permitam gerir os seus arquivos eletrónicos (formato PDF), além de ajudar na normalização de citações e referências geradas automaticamente. Permite ainda a criação de redes académicas onde é possível criar grupos de partilha de arquivos, encontrar investigadores de uma mesma área e descobrir tendências e estatísticas. O número de utilizadores é variável, dependendo do local, biblioteca ou outra sala. O mínimo é 1 pessoa. Sempre por marcação.

Perfis de investigação

Pretende dotar o investigador dos conhecimentos necessários à criação do seu perfil, ou identificador, de modo a que o mesmo permita a total desambiguação entre nomes de autores. Produz relatório de citações de acordo com o perfil de autoridade criado e descodifica a tipologia dos documentos.

ORCid - Identificador de autor que garante a interoperabilidade com outros identificadores/perfis como o Scopus Author ID e o Researcher ID.

Scopus Author ID - Identificador atribuído pela Scopus de forma automática. Este identificador, apesar de atribuído de forma automática, pode e deve ser corrigido pelo autor. O autor pode pedir alterações quanto ao nome usado, à afiliação e aos artigos associados.

Researcher ID - Perfil de investigador associado à Thomson Reuters e que garante a desambiguação na produção científica indexada na Web of Science. Este perfil, uma vez criado, tem que ser atualizado de forma manual pelo autor.

Google Scholar Profile - Para criar um perfil é necessário criar e fazer login numa conta Google, entrar no Google Scholar e escolher My Citations. Este perfil deve ser associado a uma afiliação e pode ser público ou privado. De todos os perfis é o que dá mais visibilidade mas não tem qualquer integração com os perfis de investigador de uso académico (ORCiD, Scopus Autor ID e ResearcherID)

O número de utilizadores é variável, dependendo do local, biblioteca ou outra sala. O mínimo é 1 pessoa. Sempre por marcação