Empregabilidade e Ensino Superior em Portugal
Empregabilidade e Ensino Superior em Portugal
A empregabilidade é um conceito de utilização recente, que entrou na gíria comunicativa como consequência da adopção dos procedimentos de reforma e reorganização do espaço europeu do ensino superior. A empregabilidade designa a qualidade ou possibilidade de se ter um emprego. O seu acréscimo ou melhoria constitui um dos objectivos primordiais apontados pelo Processo de Bolonha. Neste sentido, o conjunto do sistema de ensino superior (universitário e politécnico, público e privado), deverá ser sujeito à verificação dos seus resultados através do modo como os graduados e diplomados obtêm ou consolidam uma posição no mercado de trabalho. A ênfase colocada neste objectivo visa assinalar que, para além de proporcionar uma formação cívica e humana de carácter global, o ensino superior destina-se a formar profissionais qualificados e bem preparados para enfrentar os desafios e adversidades do mercado de trabalho. Mas também é necessário ter presente que as competências adquiridas pelos diplomados que concluíram um determinado ciclo de estudos só estarão plenamente cumpridas quando tais diplomados concretizarem a sua aprendizagem através da prestação de um serviço de trabalho, o que nem sempre está ao seu alcance imediato.
Cinco anos após a generalização da adopção do Processo de Bolonha no sistema de ensino superior em Portugal, importa saber se tal objectivo primordial da realização da empregabilidade tem sido alcançado. Para isso, é fundamental responder a algumas perguntas, para as quais não dispomos ainda de elementos suficientes de resposta.
Empregabilidade;
Ensino superior;
Mercado de trabalho;
Processo Bolonha
A empregabilidade é um conceito de utilização recente, que entrou na gíria comunicativa como consequência da adopção dos procedimentos de reforma e reorganização do espaço europeu do ensino superior. A empregabilidade designa a qualidade ou possibilidade de se ter um emprego. O seu acréscimo ou melhoria constitui um dos objectivos primordiais apontados pelo Processo de Bolonha. Neste sentido, o conjunto do sistema de ensino superior (universitário e politécnico, público e privado), deverá ser sujeito à verificação dos seus resultados através do modo como os graduados e diplomados obtêm ou consolidam uma posição no mercado de trabalho. A ênfase colocada neste objectivo visa assinalar que, para além de proporcionar uma formação cívica e humana de carácter global, o ensino superior destina-se a formar profissionais qualificados e bem preparados para enfrentar os desafios e adversidades do mercado de trabalho. Mas também é necessário ter presente que as competências adquiridas pelos diplomados que concluíram um determinado ciclo de estudos só estarão plenamente cumpridas quando tais diplomados concretizarem a sua aprendizagem através da prestação de um serviço de trabalho, o que nem sempre está ao seu alcance imediato.
Cinco anos após a generalização da adopção do Processo de Bolonha no sistema de ensino superior em Portugal, importa saber se tal objectivo primordial da realização da empregabilidade tem sido alcançado. Para isso, é fundamental responder a algumas perguntas, para as quais não dispomos ainda de elementos suficientes de resposta.