Research Data Management

Research Data Management

Local: 
Online
Date: 
03/07/2023 to 07/07/2023
Horário: 
18:00 - 21:00
Idioma: 
Portuguese

Num contexto de transformação digital, a atividade de investigação vai estando cada vez mais confrontada com a necessidade de boa resposta a tarefas de gestão e manuseamento de dados. Várias destas exigências partem dos financiadores. Neste curso pretendemos, por isso, facultar informação sobre boas-práticas e técnicas para manuseamento de dados que permitam a otimização de tarefas deste tipo. Em diálogo com uma componente teórica e conceptual, serão testadas operações de ordem diversa para ilustrar 4 níveis fundamentais no manuseamento de dados de investigação: a recolha, a utilização, a gestão e o depósito de dados.
Para este curso será indicado e testado um conjunto de ferramentas testadas previamente e especialmente selecionadas para a execução das tarefas previstas. Na seleção destas aplicações ou serviços, é dada preferência a opções de código aberto que não impliquem custos para os utilizadores.

DESTINATÁRIOS

O curso destina-se estudantes do ensino superior, a docentes, a investigadores, a quadros superiores de empresa, a especialistas de diferentes áreas (e.g. marketing, pesquisa de mercado, recursos humanos, sondagens de opinião entre outros), que pretendam obter conhecimentos de gestão de dados de investigação.

Francisco Freitas
ORCID
E-mail

Esta Escola está organizada em 5 sessões, contando com um mínimo de 15 horas de contacto em regime presencial. No total, a realização do conjunto de atividades previstas implicará pelo menos 20 horas de trabalho. Ao completarem as atividades estabelecidas para o curso, cada participante garantirá um total de 3 ECTS. Não está prevista avaliação sumativa para o curso.

Os participantes devem trazer um computador portátil com acesso à internet. Será facultada uma lista de aplicações a instalar previamente.

Dia 1
Compreender dados e informação

  1. Ciência Aberta e Dados Abertos
  2. Princípios FAIR
  3. Documentar/classificar os dados: metadados, paradados, taxonomias
  4. Citar dados
  5. Ciclo de vida dos dados
  6. Formatos padrão
  7. Formatar dados e rotulagem
  8. Versionamento
  9. Digitalização

Dia 2
Requisitos éticos e legais na gestão e licenciamento de dados

  1. Boas práticas de gestão de dados
  2. Obrigações legais (RGPD, Código Civil, Direitos de Autor)
  3. Consentimentos de recolha e de partilha de dados
  4. Controlo de acesso a dados
  5. Estabelecimento de períodos de embargo

Dia 3
Planear a recolha e gestão de dados de investigação

  1. Lista de controlo da gestão de dados
  2. Orgânica de gestão e definição de responsabilidades
  3. Estabelecimento de planos de gestão dados

Dia 4
Operações com dados

  1. Gestão e edição de metadados
  2. Conversão de ficheiros
  3. Comparação de versões de ficheiros
  4. Anonimização (quantitativos/qualitativos)
  5. Encriptação
  6. Gestão de assinaturas digitais
  7. Cópias de segurança e redundâncias
  8. Verificação integridade (i.e. “checksums”)
  9. Eliminação segura de dados
  10. Gestão de lotes de ficheiros

Dia 5
Publicação e disseminação de dados de investigação

  1. Objetivos da partilha de dados
  2. Preparação e arquivo de dados (organização)
  3. Identificadores digitais persistentes (DOI e ORCID)
  4. Licenciamento de dados
  5. Infraestrutura técnica para repositórios institucionais
  6. Repositórios generalistas (e.g. Zenodo, Dryad)
  7. “Data papers”

 

Metodologia de Avaliação

A gestão e acompanhamento do curso será feita através da plataforma Moodle da UL. Toda a comunicação será centralizada e completada com recurso a esta plataforma para apoio à atividade letiva. Serão disponibilizados materiais de apoio em diversos formatos e exercícios ao longo de todo o curso. O curso terá uma forte componente formativo, com prática assistida. Os participantes terão a oportunidade de apresentar questões relativas aos seus próprios projetos de investigação e/ou dados em utilização.

Requirements

Para a frequentar o curso, o candidato deverá ter 18 ou mais anos de idade e enquadrar-se no público-alvo definido. Não são requeridos conhecimentos avançados de microinformática. É recomendável um bom domínio da língua inglesa para utilização da bibliografia de suporte.

Applications

Candidaturas 2023: até 28 de junho de 2023

Candidaturas através da plataforma FenixEdu do ICS: https://fenix.ics.ulisboa.pt.
Para criar um registo, aceda a https://fenix.ics.ulisboa.pt/accountCreation.
Caso já possua um registo, poderá recuperar o acesso em https://fenix.ics.ulisboa.pt/passwordResetRequest.
Caso já tenha número de estudante no ICS, deverá utilizar as suas credenciais da conta Campus. Pode recuperar o acesso a esta conta em https://utilizador.ulisboa.pt.

A Escola tem um custo de 245 €.
Este valor contempla as taxas de candidatura, inscrição e frequência e a emissão de uma certidão em português.

Descontos:

Estudantes do curso de Doutoramento em Sociologia: Conhecimento para Sociedades Abertas e Inclusivas (OpenSoc) 145 €
Comunidade ICS (estudantes, investigadores, técnicos) ao abrigo do Regulamento das Escola do ICS-ULisboa 145 €

Admission

Vagas: 30

Em caso de preenchimento da totalidade das vagas, para a seriação será dada preferência a candidatos a preparar teses ou dissertações que envolvam projetos de investigação relacionados com as temáticas propostas.

Coordinator