Sexualidade e Afectos Juvenis

Sexualidade e Afectos Juvenis
Autor(es): 
Categoria: 
ISBN: 
978-972-671-294-7
Idioma: 
Português
Data de publicação: 
2012/Jan
Nº Páginas: 
245
Coleção: 
Colecção Geral
Formato: 
Capa Mole
18,00 €16,20 €

Este livro explora cartografias sentimentais do mundo dos jovens: imaginários, anseios, expectativas... mas também experiências afectivas, vida sexual, paixões e desgostos de amor. Jovens e respectivos pais são convidados a debater a educação sexual, confrontando-se as suas atitudes perante a sexualidade, os namoros e tradições veiculadas por provérbios. É um livro que aborda as imagens corporais na construção da identidade juvenil, as estratégias de sedução, os próprios actos de nomeação (alcunhas) nas relações sociabilísticas. Sobressaem caminhos metodológicos que valorizam as virtualidades semânticas do que os jovens pensam quando nos falam da realidade vivida. Por isso, ao analisarem-se os conflitos familiares, valorizaram-se conceitos sensibilizadores como jogo de corda, trepar, caldo entornado, apalpar terreno, estoirar dinheiro, rédeas curtas, rédeas largas... Enfim, um livro sobre jovens, escrito a pensar neles, mas também nos seus pais, tão frequentemente desarmados frente às surpresas que, inespera-damente, saltam do armário usado como metáfora dos mistérios da adolescência.

 

Prefácio p.11
Introdução p.13
Parte I
Pais & filhos
 
Capítulo 1 - Jovens e pais: que atitudes os aproximam e afastam? p.25
Capítulo 2 - Provérbios: a sabedoria popular em causa p.75
Capítulo 3 - Convivialidade familiar: das regras aos conflitos p.95
Capítulo 4 - Sedução e sexualidade  p.121
Parte II
Configurações sociabilísticas e sentimentos
 
Capítulo 5 - Círculos de afectos  p.149
Capítulo 6 - Alcunhas: redes de conhecimento e processos de identificação p.185
Capítulo 7 - Pensamentos soltos p.205
Conclusões p.231
Bibliografia p.239

 

José Machado Pais, Investigador Coordenador do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Foi Professor Visitante em várias universidades europeias e sul-americanas e Professor Catedrático Convidado do ISCTE/Instituto Universitário de Lisboa. Coordenou o Observatório Permanente da Juventude Portuguesa e o Observatório das Actividades Culturais. Foi consultor da União Europeia e do Conselho da Europa, tendo sido Vice-Presidente do Youth Directorate of the Council of Europe. Foi Director da revista Análise Social e da editora Imprensa de Ciências Sociais e Subdiretor do ICS-ULisboa (três mandatos). Foi também Vice-Presidente da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas de Língua Portuguesa.   Em 2003, recebeu o Prémio Gulbenkian de Ciências Sociais e, em 2012, o Prémio ERICS (Prémio Estímulo e Reconhecimento da Internacionalização em Ciências Sociais). Em 2018 foi agraciado com um doutoramento Honoris Causa, pela Universidade de Manizales (Colômbia). 

Tem dirigido vários projetos internacionais em  diferentes domínios das Ciências Sociais e publicado em revistas internacionais de referência. Publicou cerca de 40 livros – mais de 20 de autoria individual