Outros Orientalismos

Outros Orientalismos
A Índia entre Florença e Bombaim 1860-1900
Categoria: 
ISBN: 
978-972-671-240-4
Data de publicação: 
2009/Dec
Nº Páginas: 
418
Formato: 
Capa Mole
27,00 €24,30 €

Outros Orientalismos analisa diferentes formas de conhecimento sobre a Índia, através da circulação de pessoas, ideias, saberes, imagens e objectos entre Florença e Bombaim.
Na segunda metade do século XIX, Florença tornou-se num centro de estudos sobre a Índia, promovendo exposições, museus, revistas e congressos internacionais. Partindo da relação entre dois indianistas, o italiano Angelo De Gubernatis, professor de sânscrito em Florença, e o goês José Gerson da Cunha, médico e historiador em Bombaim, este livro revela uma Índia feita a partir de diferentes lugares e protagonizada por múltiplas vozes. Por ser marginal em relação aos centros colonizadores europeus, a experiência institucional, intelectual e expositiva do orientalismo florentino vem enriquecer o debate sobre conhecimento e poder colonial que tem ocupado as ciências sociais e humanas nas últimas décadas.

 

 

Introdução p.15
Capítulo 1 - Florença como centro de estudos orientais p.61
Capítulo 2 - Orientalismo inocente e conhecimento colonial: Gubernatis na Índia p.161
Capítulo 3 - Viagens de objectos: a índia exposta em Florença p.265
Conclusão p.359
Fontes e bibliografia p.367
Índice remissivo p.393

 

Filipa Lowndes Vicente, investigadora auxiliar do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, https://www.ics.ulisboa.pt/pessoa/filipa-lowndes-vicente

Shopping cart

Your shopping cart is empty.