O Parlamento Português: uma reforma necessária

O Parlamento Português: uma reforma necessária
ISBN: 
978-972-671-085-1
Idioma: 
Português
Data de publicação: 
2002/Jul
Dimensão: 
23x15
Nº Páginas: 
189
Coleção: 
Colecção Geral
Formato: 
Capa Mole
13,10 €11,79 €

Nesta obra, galardoada com o Prémio Adelino Amaro da Costa, um conjunto de investigadores ligados às Ciências Sociais e ao Direito Constitucional procede a uma análise do perfil jurídico-institucional e funcional da Assembleia da República. Em seguida, abordam-se os padrões de recrutamento dos deputados e caracteriza-se a elite parlamentar, analisa-se a evolução do estatuto dos deputados e da natureza da representação parlamentar e faz-se ainda uma avaliação da imagem do Parlamento junto da opinião pública. No final, sumariam-se diversas propostas, desenvolvidas ao longo do texto, com vista a uma reforma da instituição parlamentar.

Marina Costa Lobo, Investigadora Principal do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa  onde desenvolve trabalhos na área das instituições e comportamentos políticos dos portugueses em perspectiva comparada. Tem publicado sobre instituições políticas em Portugal, partidos políticos e a UE, e sobre o impacto dos lideres no comportamento de voto. É actualmente coordenadora do Comportamento Eleitoral dos Portugueses, e membro do Planning Committee do CSES (Comparative Study of Election Systems- www.cses.org) tendo ajudado a elaborar os primeiros inquéritos pós-eleitorais realizados em Portugal - tendo implementado inquéritos desde 2002 até 2015 em todas as eleições legislativas. É coordenadora do Observatório da Qualidade da Democracia no ICS (www.oqd.ics.ulisboa.pt).

Pedro Magalhães, Licenciado em Sociologia pelo ISCTE e Doutorado em Ciência Política pela Ohio State University. Investigador Principal do ICS-ULisboa. Investigação na área da opinião pública, atitudes e comportamentos políticos e instituições políticas e judiciais.