Jovens em Mudança

Jovens em Mudança
Categoria: 
ISBN: 
978-972-671-049-3
Idioma: 
Português
Data de publicação: 
1997/Jul
Dimensão: 
23x15
Nº Páginas: 
234
Coleção: 
Estudos e Investigações
Formato: 
Capa Mole
10,00 €9,00 €

O presente volume reúne as comunicações apresentadas no congresso internacional Jovens em Mudança – Growing Up between Centre and Periphery, realizado em Lisboa, na Fundação Gulbenkian, de 2 a 4 de Maio de 1996. Com a organização do congresso pretendeu-se fomentar o debate em torno de um conjunto de questões importantes da condição social dos jovens em algumas das regiões mais periféricas da Europa (Portugal, Espanha e Sul de Itália). Questionaram-se algumas implicações dos processos de modernização sobre as trajectórias dos jovens para a vida adulta e tentámos ver as respostas dos jovens a tais processos.
 

José Machado Pais, Investigador Coordenador do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Foi Professor Visitante em várias universidades europeias e sul-americanas e Professor Catedrático Convidado do ISCTE/Instituto Universitário de Lisboa. Coordenou o Observatório Permanente da Juventude Portuguesa e o Observatório das Actividades Culturais. Foi consultor da União Europeia e do Conselho da Europa, tendo sido Vice-Presidente do Youth Directorate of the Council of Europe. Foi Director da revista Análise Social e da editora Imprensa de Ciências Sociais e Subdiretor do ICS-ULisboa (três mandatos). Foi também Vice-Presidente da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas de Língua Portuguesa.   Em 2003, recebeu o Prémio Gulbenkian de Ciências Sociais e, em 2012, o Prémio ERICS (Prémio Estímulo e Reconhecimento da Internacionalização em Ciências Sociais). Em 2018 foi agraciado com um doutoramento Honoris Causa, pela Universidade de Manizales (Colômbia). 

Tem dirigido vários projetos internacionais em  diferentes domínios das Ciências Sociais e publicado em revistas internacionais de referência. Publicou cerca de 40 livros – mais de 20 de autoria individual