Inquérito aos Artistas Jovens Portugueses

Inquérito aos Artistas Jovens Portugueses
Categoria: 
ISBN: 
978-972-671-333-3
Idioma: 
Português
Data de publicação: 
1995/Jun
Dimensão: 
23x15
Nº Páginas: 
273
Coleção: 
Estudos e Investigações
Formato: 
Capa Mole
11,52 €10,37 €

O presente estudo apresenta os resultados do Inquérito aos Artistas Jovens Portugueses, encomendado pelo Clube Português de Artes e Ideias (CPAI) ao Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.  A pertinência deste estudo é tanto maior quanto é certo que, se a sociologia da arte não tem grande tradição em Portugal, em relação aos artistas – e em particular aos artistas jovens – a situação é francamente desoladora, pois muito pouco se sabe quanto às condições de exercício da sua actividade, da sua formação e dos seus modos de vida.

José Machado Pais, Investigador Coordenador do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Foi Professor Visitante em várias universidades europeias e sul-americanas e Professor Catedrático Convidado do ISCTE/Instituto Universitário de Lisboa. Coordenou o Observatório Permanente da Juventude Portuguesa e o Observatório das Actividades Culturais. Foi consultor da União Europeia e do Conselho da Europa, tendo sido Vice-Presidente do Youth Directorate of the Council of Europe. Foi Director da revista Análise Social e da editora Imprensa de Ciências Sociais e Subdiretor do ICS-ULisboa (três mandatos). Foi também Vice-Presidente da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas de Língua Portuguesa.   Em 2003, recebeu o Prémio Gulbenkian de Ciências Sociais e, em 2012, o Prémio ERICS (Prémio Estímulo e Reconhecimento da Internacionalização em Ciências Sociais). Em 2018 foi agraciado com um doutoramento Honoris Causa, pela Universidade de Manizales (Colômbia). 

Tem dirigido vários projetos internacionais em  diferentes domínios das Ciências Sociais e publicado em revistas internacionais de referência. Publicou cerca de 40 livros – mais de 20 de autoria individual

Vítor Sérgio Ferreira, sociólogo e investigador auxiliar no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, onde cocoordena o Observatório Permanente da Juventude. As suas principais áreas de investigação são sociologia da juventude: identidades e culturas juvenis; transições para a idade adulta e percursos de vida; escola, empregabilidade e trabalho; gerações e valores; práticas e estilos de vida; Sociologia do Corpo: atitudes perante o corpo; práticas de manutenção e modificação corporal; culturas somáticas; Sociologia da Cultura: mediadores culturais; artistas e criadores; criatividade; práticas culturais; Métodos Qualitativos: técnicas de entrevista; grupos de discussão; análise de conteúdo, MAXQDA, biografia e retratos sociológicos.