Criatividade Profissionalização

Criatividade Profissionalização
Jovens, Subjectividades e Horizontes Profissionais
Categoria: 
ISBN: 
978-972-671-315-9
Idioma: 
Português
Data de publicação: 
2013/Jan
Dimensão: 
23x15
Nº Páginas: 
227
Formato: 
Capa Mole
18,00 €16,20 €

Num tempo em que novos desafios se colocam à sociedade contemporânea, este livro contribui de forma valiosa para a análise das transformações nas subjectividades dos jovens, sugerindo novas concepções sobre a criatividade e a profissionalização.
De que modo os jovens conseguirão potenciar a sua criatividade para responder aos desafios profissionais? É em torno desta questão que se centram os contributos deste livro, a partir de pesquisas de campo, realizadas em Portugal e no Brasil, com jovens que actuam em áreas empresariais, artísticas e culturais. Estarão em foco os redesenhos e os dilemas da criatividade contemporânea; as artes de tatuar como design corporal; a profissionalização da criatividade na internet (talentos on-line); a alquimia da interconectividade entre os jovens criadores de histórias em quadradinhos; as vivências do hip-hop entre o amadorismo e a profissionalização; enfim, a orquestração do tempo nas práticas profissionais contemporâneas.

 

Apresentação p.19
Introdução - Dinâmicas de organização do sector cultural e criativo, reputação e carreiras artísticas
Vera Borges e Pedro Costa
p.21
Parte I
Artistas, reputação e mercados de trabalho
 
Capítulo 1 - Minimum income requirements of creative artists: some empirical results 
David Throsby e Anita Zednik
p.37
Capítulo 2 - Talent and inequalities: what do we learn from the study of artistic occupations?
Pierre-Michel Menger
p.49
Capítulo 3 - Mercado, formação e sucesso: actores e bailarinos entre persistência e desilusão
Vera Borges e Cícero Roberto Pereira
p.77
Parte II
A criatividade no seu contexto: dinâmicas institucionais e territoriais
 
Capítulo 4 - The microeconomics of public choice in developing economies: a case study of one Mexican village 
Tyler Cowen
p.97
Capítulo 5 - Do musical ao profissional (vai-e-vem). Experiências artísticas e profissionais nas músicas rap e electrónicas
Morgan Jouvenet
p.111
Capítulo 6 - O meio urbano e a génese da criatividade nas actividades culturais
Pedro Costa, Bruno Vasconcelos e Gustavo Sugahara
p.121
Parte III
Novos desafios e dilemas na organização do sector criativo
 
Capítulo 7 - Incentivos e direitos dos autores que trabalham em televisão: reflexões sobre a evolução das formas de remuneração dos autores no tempo da internet 
Françoise Benhamou
p.153
Capítulo 8 - Apropriedade intelectual e o novo paradigma de organização do cluster da música: motivações dos agentes e criatividade 
Pedro Costa, Nuno Teles e Bruno Vasconcelos
p.161
Capítulo 9 - Dilemas económicos e desafios organizacionais nas artes performativas: uma análise empírica das estruturas teatrais apoiadas na região de Lisboa e Vale do Tejo 
Vera Borges, Pedro Costa e Susana Graça
p.183
Conclusão - E agora? Perspectivas para desenvolvimentos futuros
Vera Borges e Pedro Costa
p.203

 

José Machado Pais, Investigador Coordenador do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Foi Professor Visitante em várias universidades europeias e sul-americanas e Professor Catedrático Convidado do ISCTE/Instituto Universitário de Lisboa. Coordenou o Observatório Permanente da Juventude Portuguesa e o Observatório das Actividades Culturais. Foi consultor da União Europeia e do Conselho da Europa, tendo sido Vice-Presidente do Youth Directorate of the Council of Europe. Foi Director da revista Análise Social e da editora Imprensa de Ciências Sociais e Subdiretor do ICS-ULisboa (três mandatos). Foi também Vice-Presidente da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas de Língua Portuguesa.   Em 2003, recebeu o Prémio Gulbenkian de Ciências Sociais e, em 2012, o Prémio ERICS (Prémio Estímulo e Reconhecimento da Internacionalização em Ciências Sociais). Em 2018 foi agraciado com um doutoramento Honoris Causa, pela Universidade de Manizales (Colômbia). 

Tem dirigido vários projetos internacionais em  diferentes domínios das Ciências Sociais e publicado em revistas internacionais de referência. Publicou cerca de 40 livros – mais de 20 de autoria individual

Shopping cart

Your shopping cart is empty.