Ciência Profissão e Sociedade

Ciência Profissão e Sociedade
Associações, Científicas em Portugal
Categoria: 
ISBN: 
978-972-671-311-1
Idioma: 
Português
Data de publicação: 
2013/Jan
Dimensão: 
23x15
Nº Páginas: 
270
Coleção: 
Colecção Geral
Formato: 
Capa Mole
19,00 €17,10 €

Numa época em que a ciência se torna tão visível na vida contemporânea e em que tanto se apela à mobilização da sociedade civil, as associações e sociedades científicas são um interveniente a ter em conta. Sendo um tipo de organização já centenário, tem sido muito pouco estudado. Mesmo num sistema científico de pequenas dimensões como o português, as associações científicas ultrapassam as três centenas e meia e o seu número não para de crescer.
O que fazem as associações científicas? Como são criadas? Quem participa nelas? Que atividades desenvolvem? De que recursos dispõem? Com que dificuldades se debatem? Que papéis desempenham dentro do campo científico, nas profissões técnico-científicas, na ligação à sociedade?
Este livro procura responder a estas e outras questões afins, com base num projeto de investigação em estudos sociais da ciência executado entre 2010 e 2012. Sustentado numa combinação de metodologias quantitativas e qualitativas, visa proporcionar uma imagem abrangente do universo das associações e sociedades científicas em Portugal.

 

Introdução p.17
Capítulo 1 - O universo das associações científicas p.25
Capítulo 2 - O papel das associações no campo científico  p.59
Capítulo 3 - O papel das associações científicas no exercício da ciência como profissão p.113
Capítulo 4 - As associações científicas na intermediação entre ciência e sociedade p.145
Capítulo 5 - As associações científicas do ponto de vista organizacional  p.197
Conclusão  
Nota metodológica  p.253
Bibliografia p.261
Índice remissivo p.269

 

Ana Delicado, socióloga, Investigadora Auxiliar do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e vice-coordenadora do Observa. Trabalha principalmente na área dos estudos sociais de ciência. Tem desenvolvido multiplas atividades de envolvimento do público com as ciências sociais.