Ambiente, Alterações Climáticas, Alimentação e Energia

Ambiente, Alterações Climáticas, Alimentação e Energia
A Opinião dos Portugueses
Categoria: 
ISBN: 
978-972-671-335-7
Idioma: 
Português
Data de publicação: 
2014/Feb
Dimensão: 
23x15
Nº Páginas: 
264
Coleção: 
​Observatórios ICS
Formato: 
Capa Mole
19,00 €17,10 €

A adesão de Portugal à Comunidade Europeia implicou consequências marcantes para as questões ambientais. Se a nível oficial se sucederam medidas, diretivas e reforço do quadro administrativo, a nível social o interesse pelas questões ambientais assumiu uma importância crescente que cruza transversalmente, embora de forma desigual, a sociedade portuguesa. Este livro apresenta um panorama da evolução da opinião pública em Portugal sobre questões de ambiente, consumo e energia nas últimas décadas. A enquadrar cada tema analisam-se as principais políticas entretanto lançadas às escalas europeia e nacional. As acentuadas e rápidas mudanças ocorridas no país desde 1986 constituem um pano de fundo essencial para compreender muito do que se passa e pensa atualmente neste domínio. Da energia à mobilidade urbana, das alterações climáticas aos resíduos, da água ao consumo, as respostas dos portugueses aos inquéritos Eurobarómetro são vistas à luz das tendências europeias e das diferenças por idade, género ou nível de educação. São exploradas questões como a informação sobre temas ambientais, nível de preocupação com os problemas, concordância com as medidas de política ou práticas do quotidiano. O livro resulta da atividade do OBSERVA - Observatório de Ambiente e Sociedade, que realiza estudos e ações de divulgação sobre as dimensões sociais e políticas dos problemas de ambiente, energia e sustentabilidade. A obra constitui o primeiro número da colecção de publicações dos Observatórios do ICS-ULisboa.

 

Os autores  p.19
Introdução
Luísa Schmidt e Ana Delicado
p.21
Capítulo 1 - Ambiente: das preocupações às práticas
Susana Valente e José Gomes Ferreira
p.31
Capítulo 2 - A água e os resíduos: duas questões-chave 
José Gomes Ferreira e Susana Valente
p.75
Capítulo 3 - Alterações climáticas na opinião pública
Luísa Schmidt e Ana Delicado
p.113
Capítulo 4 - Energia: das fontes à eficiência energética
Ana Delicado, Ana Horta e Susana Fonseca
p.145
Capítulo 5 - Consumo, alimentação e OGM
Mónica Truninger e José Gomes Ferreira
p.199
Capítulo 6 - Mobilidade urbana e cidades 
João Mourato e Rui Carvalho
p.247

 

Luísa Schmidt, socióloga, é Investigadora Principal do Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa, coordenadora do OBSERVA – Observatório de Ambiente, Território e Sociedade, onde desenvolve vários projectos de investigação que articulam ciências sociais e ambiente. Desde logo, refiram-se os primeiros grandes inquéritos sobre valores e práticas ambientais e também as análises mediáticas longitudinais sobre as questões de Ambiente e Natureza. Destaque também para a criação e coordenação de um sítio-web pioneiro de divulgação ambiental e científica (“Ecoline - Conhecer Mais para Mudar Melhor).

Ana Delicado, socióloga, Investigadora Auxiliar do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e vice-coordenadora do Observa. Trabalha principalmente na área dos estudos sociais de ciência. Tem desenvolvido multiplas atividades de envolvimento do público com as ciências sociais.