Sustentabilidade e Alimentação

Sustentabilidade e Alimentação
Segundo Grande Inquérito em Portugal
Categoria: 
ISBN: 
978-972-671-696-9
Idioma: 
Português
Ano da primeira edição: 
2022
Data de publicação: 
2022/Jun
Dimensão: 
23x15
Nº Páginas: 
165
Coleção: 
​Observatórios ICS
Formato: 
Capa Mole
15,00 €13,50 €

Este livro analisa os resultados do Segundo Grande Inquérito sobre Sustentabilidade em Portugal, com enfoque particular na alimentação. Trata-se de um inquérito aplicado à população portuguesa para detectar e analisar as representações e práticas sobre sustentabilidade e alimentação nas suas várias dimensões, e que surge na continuidade do Primeiro Grande Inquérito, cujos resultados foram já publicados pela Imprensa de Ciências Sociais em 2018. Os actuais padrões alimentares das sociedades ocidentais industrializadas têm sido associados a um número crescente de problemas ambientais globais. Além disso, também têm tido impactos directos na saúde humana provocados por desequilíbrios nutricionais que se reflectem tanto no aumento das taxas de excesso de peso e obesidade como no aumento da insegurança alimentar entre populações mais vulneráveis. Em Portugal comemos açúcar, sal e gorduras a mais, e legumes e frutas a menos. Estes problemas são agravados pelas desigualdades que caracterizam o tecido social do país e que precisam de ser conhecidos com maior profundidade.

Introdução p. 19
Capítulo 1
Preocupações dos portugueses e dimensões da sustentabilidade 
p. 29
Capítulo 2
Consumidores e orientações de consumo 
p. 59
Capítulo 3
Alimentação e sustentabilidade: velhas e novas tendências 
p. 71
Capítulo 4
Economia circular - dos plásticos aos biorresíduos
p. 109
Capítulo 5
Políticas públicas na área da alimentação
p. 119
Capítulo 6
Reflexões finais
p. 143
   

 

Mónica Truninger, socióloga, é investigadora auxiliar do Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa, membro da equipa do OBSERVA e do Grupo de Investigação em Ambiente, Território e Sociedade do ICS, Universidade de Lisboa. Os projectos que tem vindo a desenvolver e a participar nas equipas abordam vários tópicos: a ligação do comércio de produtos locais nas cidades com os terrenos produtivos em espaço rural (STRINGS/FCT co-liderança); a sustentabilidade e a opinião dos Portugueses (através dos Grandes Inquéritos sobre Sustentabilidade/Missão Continente, co-liderança); segurança alimentar e questões higieno-sanitárias nos consumidores (Safeconsume/Horizonte 2020, liderança equipa ICS); frescura alimentar (ESRC/UK, International Co-PI); pobreza alimentar e famílias com crianças (FFHT/ERC, co-liderança da equipa ICS); insegurança alimentar em famílias com crianças (POAT/QREN, liderança); alternativas e comum (TRANSE-AC, liderança equipa ICS); sistema alimentar escolar e compras públicas sustentáveis (FCT, liderança); alimentação e emigração (FCT, participação); energias renováveis (FCT, participação); adolescentes, energia e TIC (FCT, participação); chefes de cozinha (FCT, participação); tecnologias domésticas e práticas de cozinha (liderança, fundos próprios); consumo sustentável (liderança, fundos próprios), produtos locais (co-liderança, fundos próprios). A abordagem teórica centra-se nas teorias da prática informadas por uma sensibilidade semiótica material. As abordagens metodológicas são mistas, desde métodos quantitativos aos qualitativos.    

Luísa Schmidt, socióloga, é Investigadora Principal do Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa, coordenadora do OBSERVA – Observatório de Ambiente, Território e Sociedade, onde desenvolve vários projectos de investigação que articulam ciências sociais e ambiente. Desde logo, refiram-se os primeiros grandes inquéritos sobre valores e práticas ambientais e também as análises mediáticas longitudinais sobre as questões de Ambiente e Natureza. Destaque também para a criação e coordenação de um sítio-web pioneiro de divulgação ambiental e científica (“Ecoline - Conhecer Mais para Mudar Melhor).

João Graça é doutorado em Psicologia e lecciona na Universidade de Groningen (Holanda). Trabalha sobre alimentação sustentável e avaliação de programas com populações vulneráveis.

Luís Junqueira é doutorado em Sociologia, investigador no Laboratório de Inovação Metodológica do CIES-IUL e investigador associado no ICS-Ulisboa.

Pedro Prista, antropólogo, é professor auxiliar do ISCTE-IUL, membro do CRIA-ISCTE-IUL, investigador associado do Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa e membro fundador do Observa.