Aldeia da Estrela

Aldeia da Estrela
Sociologia e Arquitectura ao Serviço de uma População
Categoria: 
ISBN: 
978-972-671-349-4
Idioma: 
Português
Data de publicação: 
2015/Mar
Dimensão: 
23x15
Nº Páginas: 
147
Coleção: 
Colecção Geral
Formato: 
Capa Mole
14,00 €12,60 €

A Aldeia da Estrela encontra-se entre os povoados alentejanos cujas condições de vida sofreram alterações profundas após o enchimento da barragem de Alqueva. Encerradas as comportas, a água veio cobrir grande parte da terra arável e cercou esta aldeia, reduzindo-a a uma pequena península. Contribuir para atenuar os efeitos sociais da implantação da barragem foi o desafio lançado aos arquitectos responsáveis pelo Plano de Pormenor da Aldeia da Estrela. Projectar uma outra organização do aglomerado exigia, porém, conhecer a vida na Estrela, bem como identificar as necessidades e as expectativas face ao futuro de uma população amplamente despojada das fontes de rendimento que asseguravam a sua subsistência. Reconhecendo as virtualidades da articulação entre competências sociológicas e arquitectónicas, os autores deste livro procuraram derrubar os obstáculos que a crescente especialização de saberes ergue ao conhecimento interdisciplinar, elaborando uma proposta de reconfiguração da Estrela capaz de traduzir a relação que os seus habitantes estabelecem com o espaço. A fundamentação dessa proposta constituiu, justamente, o objectivo da investigação sociológica e do estudo para o plano de pormenor apresentados no livro.

 

Agradecimentos p.17
Introdução
Rodrigo Rosa, Manuel Graça Dias e Egas José Vieira
p.21
Um exercício de interdisciplinaridade ao serviço de uma população
Rodrigo Rosa
p.23
Da certeza incerta que do acertar se acerca: retrato de um processo interdisciplinar
Manuel Graça Dias e Egas José Vieira
p.29
As partes e as secções do livro p.39
Parte I - Inquérito sociológico à população da Estrela
Rodrigo Rosa
p.41
Parte II - Plano de Pormenor da Aldeia da Estrela
Manuel Graça Dias e Egas José Vieira
p.89
Ficha técnica p.125
Referências bibliográficas p.127
Anexos p.129

 

Rodrigo Rosa é doutorado em Sociologia (ISCTE-IUL, 2009) e investigador do ICS-UL. É professor auxiliar convidado do DA/UAL. Tem realizado investigação quer no âmbito da sociologia urbana, quer no âmbito da sociologia da família e do género. Em 2004 foi responsável pelo Inquérito Sociológico à População da Aldeia da Estrela.

Manuel Graça Dias, arquitecto (ESBAL, 1977), é professor auxiliar da FAUP, onde concluíu o doutoramento (2009), e professor catedrático convidado do DA/UAL, que também dirigiu (2000-2004).

Egas José Vieira, arquitecto (FA/UTL,1985), foi professor auxiliar convidado da ESTGAD, Caldas da Rainha (1997-2001), sendo actualmente professor auxiliar convidado do DA/UAL.