Tânia dos Reis Alves
Concluiu o Doutoramento em Sociologia, especialidade em Sociologia da Cultura, Comunicação e Estilos de Vida, em 2018, pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, com a tese intitulada “1961 – Sob o viés da imprensa. Os jornais portugueses, britânicos e franceses na conjuntura da eclosão da guerra no império português”, aprovada com distinção e louvor por unanimidade. É mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação, em 2012 pelo ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa. Licenciada em Jornalismo em 2010 pela Escola Superior de Comunicação Social, do Instituto Politécnico de Lisboa .
Atualmente, é detentora de um Contrato de Emprego Científico. Desenvolve o projecto de investigação "Portugal-Goa-Índia no Olhar da Imprensa. Dinâmicas, Continuidades e Ruturas em Contexto Colonial e Pós-colonial".
Vencedora de duas bolsas de investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT): uma bolsa mista de doutoramento, combinando trabalho de investigação em Portugal e no estrangeiro; e uma bolsa para um projeto de investigação internacional. Vencedora de uma bolsa de investigação da Fundação Oriente.
Autora de artigos académicos e de capítulos de livro e co-organizadora de um livro.
Membro de uma equipa de investigação sobre Media e Império Colonial Português, em interação com instituições e investigadores internacionais, da qual resultou uma conferência internacional e a publicação de um livro internacional.
A sua investigação tem como principais objectivos: Contribuir para uma nova compreensão da relação entre media e imperialismo, colocando o foco nas interações entre comunicação, política, sociedade, cultura e identidades nacionais; Explorar o papel social dos media em diferentes momentos socio-históricos, não apenas como meios de representação, mas também como contestação, a partir de uma abordagem interdisciplinar; Permitir uma nova visão da articulação e das tensões entre diferentes entidades, instituições e grupos que participaram no estabelecimento, manutenção e queda do império colonial moderno português; Compreender os modos complexos como os impérios modernos e a comunicação se influenciaram reciprocamente; Estender este domínio de investigação de um modo que inclua um comprometimento mais profundo com os estudos pós-coloniais.
Desenvolve a sua atividade na área da Sociologia com um foco na influência dos media na sociedade e na História e cruzada com um vasto leque de abordagens teóricas incluindo na área dos Media e Comunicação, dos Estudos Coloniais e Pós-Coloniais e dos Estudos de Relações Internacionais.
Palavras-chave: Imprensa, Império Colonial Português, Propaganda, Opinião Pública, Diplomacia mediática.
Tema de dissertação
A Guerra Colonial na Imprensa Portuguesa (1961-1974)
Orientador
José Luís Garcia (ICS,...