Dia Nacional dos Cientistas - 16 Maio

Dia Nacional dos Cientistas - 16 Maio

Intervenção da investigadora do ICS, Luisa Schmidt, no FESTIVAL DE CIÊNCIA ONLINE. Homenageou José Mariano Gago e Maria de Sousa e lançou ideias sobre o que o futuro nos reserva. A partir de 01hora e 5minutos de gravação (até 1h12'), aqui:
https://www.youtube.com/watch?v=xPjbKzUJd-A

 

Festival de Ciência - O que é?

No dia 16 de Maio, Dia Nacional dos Cientistas, a Ciência vai ao encontro de todos os portugueses para celebrar o trabalho da comunidade científica. São três horas de emissão com sprintalks com investigadores, quizzes, actividades, demonstrações e muitas surpresas. Uma iniciativa dedicada à ciência e aos cientistas. Uma organização da Ciência Viva e da Rede Nacional de Centros Ciência Viva, com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

PROGRAMAÇÃO:  http://www.cienciaviva.pt/festival/

COMO ASSISTIR À TRANSMISSÃO?
· No dia 16 de Maio, das 16.00 às 19.00, ligue-se a www.cienciaviva.pt/festival
· Pode ligar-se também directamente no YouTube para assistir à transmissão em directo do Festival de Ciência Online.

 

A HISTÓRIA DO DIA NACIONAL DOS CIENTISTAS

"O desafio do desenvolvimento científico atinge o país inteiro e põe em jogo mecanismos que atravessam a sociedade toda. Sem cultura científica mínima são escassas as oportunidades de cidadania autêntica, de construir ou participar nas escolhas de sociedade [...]"
José Mariano Gago

Dia Nacional dos Cientistas foi instituído em 2016 por Resolução da Assembleia da República com o objectivo de celebrar e reconhecer a contribuição histórica, relevante e inovadora da comunidade científica para o avanço do conhecimento e, assim, para o progresso e o bem-estar da sociedade. O dia 16 de Maio - data do nascimento de José Mariano Gago - foi escolhido para homenagear o seu legado.