Linha Temática: Sustentabilidade

Linha Temática: Sustentabilidade

Coordenadora da Linha Temática: Luísa Schmidt

Descrição da Linha Temática:

A sustentabilidade é uma área central da investigação presente e futura do ICS-ULisboa. Constitui um pilar forte no ensino, co-desenvolvimento de políticas públicas e extensão universitária. Integra investigação inter-e-transdisciplinar para analisar a teoria e a prática da sustentabilidade, estudando dinâmicas passadas, presentes e futuras. Com enfoque na América Latina, Europa, África e Ásia, esta linha temática procura entender as causas complexas da (in)sustentabilidade e a inação atual, de forma a propor futuros sustentáveis.

Os principais temas de pesquisa da LTS são:

  1. Ação climática, transições para a sustentabilidade e riscos: aborda-se os impactos das mudanças climáticas; riscos e perceções; vulnerabilidade social e justiça ambiental; políticas de adaptação; energias renováveis; e gestão da água.
  2. Paisagens sustentáveis: investiga-se recursos hídricos; experiências vividas na revitalização de paisagens danificadas; resíduos urbanos; e as transições alimentares sustentáveis.
  3. Urbanização e cidades: analisa-se as transformações urbanas; políticas de habitação; soluções baseadas na natureza; deslocamentos da população e acesso a infraestruturas e recursos.
  4. Sistemas de conhecimento e envolvimento público com a ciência: aborda-se as ligações entre a academia e a sociedade através da comunicação científica; inter/transdisciplinaridade e onto-epistemologias indígenas; e a inclusão na deliberação científica.

A LTIV beneficia e informa as atividades de investigação, de formação pós-graduada e de extensão de vários Grupos de Investigação, em particular, SHIFT, Diversidades, LIFE e RIGoP.