Contributo sobre os Antecedentes da Sociologia em Portugal

Contributo sobre os Antecedentes da Sociologia em Portugal
Categoria: 
ISBN: 
978-972-671-670-9
Idioma: 
Português
Data de publicação: 
2021/Oct
Dimensão: 
23x15
Nº Páginas: 
264
Coleção: 
Colecção Geral
Formato: 
Capa Mole
19,00 €17,10 €

Neste livro, a Sociologia, ou, mais precisamente, as formulações iniciantes a que à mesma vão dar corpo substantivo, é um dos objectos centrais dos questionamentos aqui tentados, mostrando a sua evolução e também a questão incerta e problemática dos limites fronteiriços com outras disciplinas existentes no campo das ciências sociais e humanas.
Focando-se no período precedente a 1974, os quatro ensaios que compõem o livro recorrem a distintas orientações metodológicas. Dois deles são mais interpretativos e abordam «a centralidade do factor social no ensaísmo crítico de António Sérgio» e «o despontar da sociologia na institucionalização do Serviço Social». Os outros dois assentam em pesquisas empíricas e documentais: «a ampla bibliografia produzida de pendor social», e «a recepção da sociologia no ensino superior militar». Trata-se de uma obra que, pelas suas características, dá mais um contributo para a compreensão do modo como a Sociologia, ou a reflexão grafada que para ela remete, faz o seu caminho no arco temporal indicado.

 

Apresentação p.13
   
Capítulo 1
Sociologia: da palavra à coisa, a começar por António Sérgio
Jorge Correia Jesuíno
p. 31
Capítulo 2
A questão social e o projecto sociológico: andanças da sociologia
nos caminhos do serviço social
Vítor Matias Ferreira
p. 65
Capítulo 3
Bibliografia proto-sociológica publicada até 1974
João Freire
p. 93
Capítulo 4
O ensino superior militar e a presença das ciências sociais/sociologia
no respectivo quadro curricular (1837-1974)
Eduardo de Freitas
p. 177
   
Índice remissivo  p. 261

 

João Freire é Diplomado em Sciences Politiques, Paris (1971). Carreira docente no ISCTE, de que foi professor catedrático nas áreas da sociologia do trabalho (1997). Professor visitante da Université du Québec à Montréal (1996). Título de professor emérito do ISCTE-IUL (2008). Actualmente é membro da Academia de Marinha.

Eduardo de Freitas é licenciado em Ciências Sociais e Política Ultramarina pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (1974). Carreira docente no ISCTE-IUL (1979-2003), onde regeu a cadeira de Métodos e Técnicas de Investigação Sociológica. Foi aí Professor Associado Convidado. Integrou o Gabinete de Investigações Sociais (1970-1978).

Jorge Correia Jesuínoé licenciado em Filosofia pela Universidade de Lisboa (1968), doutorado (1985) e agregado (1990) em Sociologia pela Universidade Técnica de Lisboa.
Professor Emérito do ISCTE-IUL com publicações diversas nas áreas da psicologia social e organizações, epistemologia e sociologia da ciência.

Vítor Matias Ferreira é Professor Emérito do ISCTE-IUL. Catedrático de Sociologia (aposentado) do ISCTE-IUL. Exerceu a docência ao longo de 30 anos, desde a criação deste Instituto. Membro do centro de estudos Dinâmia/CET do ISCTE-IUL, tendo sido um dos fundadores do CET – Centro de Estudos Territoriais.